Mitos da Regionalização - Portugal é um país pequeno !!!

Desmontagem do Mito do país pequeno
(republicação)


Portugal é o 10.º país da UE 27 em termos populacionais. Tem mais população que países como a Suécia, Finlândia, Dinamarca, Austria, Noruega, Suiça, Rep Checa, Irlanda, etc.

Portugal é também o 13.º país da UE 27 em termos de área territorial, sendo por isso maior que países como a Holanda, a Bélgica, Dinamarca, Austria, etc.



Nestes dois indicadores, Portugal está acima da média europeia. Todavia quando analisamos as coisas em termos de gestão política, admistrativa e macroeconómica do território, aqui sim, somos realmente um país pequenino, atrasado e sobretudo com um baixíssimo nível de cultura cívica e política.



Como resultado de tudo isto, apresentamos -nos à Europa, "orgulhosamente", como sendo:

- Dos poucos países da UE 27 onde ainda não existe um nível intermédio de governação territorial - Regiões Administrativas



- Dos países da UE 27 onde o centralismo politico-administrativo é mais evidente e se faz sentir com maior intensidade.

- E muito especialmente, como o único país da UE 27, onde as previsões do Eurostat para os anos de 2007 e 2008, relativas ao Rendimento Nacional Bruto (GDP) per capita, continuam a apresentar valores cada vez mais divergentes face à media europeia (UE). Assim, após o Referendo da Regionalização observamos esta queda quase a pique:

(1999) 80.3 ....(2000) 80.3 ... (2001) 79.8 ... (2002) 79.5 ...
(2003) 73.5 ... (2004) 72.1 ... (2005) 71.6 ...
(2006) 71.9 ...(2007*) 69.6 ... (2008*) 69.0 ......

por este andar, onde (e quando) é que isto vai parar?








Depois disto, cada vez tenho mais dificuldades em entender os defensores do actual status quo político-administrativo e com especial enfoque em determinadas elites políticas e económicas regionais. É que realmente, só não vê quem não quer...
.

Comentários

António Alves disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
sergio costa disse…
Acho piada à lógica dos pseudo-"descentralizadores-municipalistas": Portugal é demasiado pequeno para 5 regiões no continente mas suficientemente grande para 308(!)concelhos (and counting...) e milhares de freguesias...
Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

É recomendável não perder tempo com argumentos que nem sequer são de natureza regionalista, mas de declarada distorção técnico-política.
A persistência neles tem apenas um mérito: não é preciso ir mais longe na busca de justificativos para considerar o nosso País um dos mais atrasados da Europa, economica e socialmente, e o que apresenta os mais elevados índices de mesquinhez, de bacoquice e de recurso a crendices e bruxarias.

Assim não fosse, mas é.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)

PS - Por isso, uma única solução regionalista: as 7 REGIÕES AUTÓNOMAS e nada mais.