
Capítulo I
Afinal, Marques Mendes é agora pela regionalização: "numa deriva regionalista defendeu a autonomia para a junta metropolitana do Algarve". O (ainda) líder do PSD anunciou que irá apresentar um projecto de lei para reforçar os poderes da Junta Metropolitana do Algarve. O inimitável Macário Correia esclareceu o alcance da medida: "Trata-se de um contributo considerável para que se avance para a regionalização, e é muito bem-vindo".
A regionalização algarvia proposta por Mendes suscitou o seguinte comentário a Menezes: «Temos que apresentar propostas de âmbito nacional e não ter proposta de uma cor no Algarve, de outra cor em Trás-os-Montes, para agradar circunstancialmente a este ou àquele eleitorado ou a determinados militantes em determinada circunstância partidária. Não podemos ter discursos ‘à la carte’».
Miguel Abrantes in "Câmara Corporativa"

No seu discurso de encerramento da Festa do Pontal, em Quarteira, terça-feira à noite, Marques Mendes anunciou que o PSD vai apresentar um projecto de lei no Parlamento para «reforçar» os poderes da Junta Metropolitana do Algarve, defendendo maior autonomia para a região.
Segundo o presidente do PSD, o objectivo é descentralizar serviços do Algarve e dar aos algarvios «capacidade de decisão com autonomia», tratando-se de «uma experiência-piloto».
Em declarações à Lusa, Macário Correia, também porta-voz nacional da candidatura de Marques Mendes à liderança do partido e defensor da regionalização, considerou hoje que a proposta é «benéfica para o Algarve».
«É uma proposta concreta e positiva para a descentralização efectiva e para um reforço dos poderes da base electiva no Algarve e da instituição supra-municipal», disse Macário Correia.
«Trata-se de um contributo considerável para que se avance para a regionalização, e é muito bem-vindo», adiantou.
in "SOL"
Comentários
Mas se há propostas novas, elas que surjam, não só em discursos festivos. Não há que fazer juízos preconceituosos antes de sabermos em concreto qual a nova postura de Marques Mendes perante um problema que já não mais pode sufocar dentro do seu Partido.
E é sempre bom constatar que a importância dada à Regionalização sobe gradualmente de nível no discurso político...
Os nortenhos, fartam-se de espernear para avançar a regionalização, serem regiao autonoma e terem autonomia, muita autonomia.
Fartam-se de resmungar, barafostar, escrever, etc e nem sequer região autonoma têm.
O povo Algarvio, nunca se manifestou muito, ok podiam ser a favor da regionalizaçao, mas nao tinham grande vontade em ser regiao autonoma como o Norte e de mao beijada, sem lutarem, nem pedirem, este politico quer dar-lhes a regiao autonoma!!
Será que esta aqui algum truque de corrupçao? para poderem construir mais no Algarve?
É que o povo do Norte, quer e precisa muito mais da autonomia do que o Algarve.
Os nortenhos até invocam o facto de serem uma nação dentro de Portugal, por serem galegos, por terem diferenças nisto e naquilo.
É ironico que o povo que mais quer e lutou não recebe autonomia, e os Algarvios que estavam-se nas tintas para a regionalizaçao e autonomia e vão tê-la. Muito engraçado