REGIÃO NORTE - Conjuntura (2.º Trimestre)

No 2º trimestre de 2007, abrandou o crescimento económico nacional, apesar do maior dinamismo da procura interna. Os principais indicadores disponíveis apontam também para uma degradação da conjuntura económica da Região do Norte durante o 2º trimestre.

A taxa de desemprego regional recuou ligeiramente face ao trimestre precedente (menos uma décima),mas o valor do 2º trimestre (9,4%) é superior em um ponto percentual ao de há um ano e o emprego diminuiu 1% no espaço de um ano. Em termos líquidos, não há criação de emprego.

Os dados disponíveis apontam para um abrandamento do crescimento das exportações com origem na Região do Norte no início de 2007, prolongando a tendência iniciada em Dezembro de 2006.

O número de obras licenciadas registou no 2º trimestre novo agravamento da tendência de queda.

Os valores de avaliação bancária apontam para uma retoma dos preços da habitação no 2º trimestre.

O sector do Calçado, tradicional na Região do Norte, registou a nível nacional importantes crescimentos do volume de negócios no 2º trimestre, sobretudo para os mercados externos.

A actividade turística na Região do Norte sofreu no 2º trimestre uma desaceleração de crescimento, apesar de manter um bom desempenho.

Fonte "CCDR-Norte"

Comentários