PCP e a Regionalização

13828.10.2007 - Lusa, PUBLICO.PT

Jerónimo de Sousa considera regionalização "um instrumento indispensável"

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, apontou hoje a regionalização como uma das soluções para a resolução dos problemas do país, nomeadamente do Douro, considerando que esta é uma questão que está a ser dificultada pelas posições do PS e do PSD.

99O secretário-geral comunista considerou também urgente a implementação da regionalização. É "um indispensável instrumento de promoção de políticas de desenvolvimento regional, de combate às assimetrias regionais e de aprofundamento da democracia", afirmou Jerónimo de Sousa.

O secretário-geral do PCP falava no decorrer de um debate sobre a Região Demarcada do Douro, realizado hoje no Peso da Régua, o qual pretendeu ser um contributo para a Conferência Nacional do PCP, que está marcada para os dias 24 e 25 do próximo mês, no Seixal.

Jerónimo de Sousa considerou que a regionalização serviria igualmente "para dar coerência a uma efectiva reforma da administração do Estado e de racionalização de serviços de forma a dar resposta às necessidades das populações".

"Infelizmente, como é sabido, a posição do PS é de bloqueio até 2013 e, surpresa das surpresas, aquilo que era uma das bandeiras do actual líder do PSD, bastou aquele recado da senhora Manuela Ferreira Leite no congresso, para que o senhor doutor Menezes pusesse a regionalização dentro da gaveta", disse o secretário-geral comunista.

Jerónimo de Sousa referiu ainda que a regionalização é uma "luta difícil, tendo em conta as posições destes dois partidos" políticos.

Comentários

Os regionalistas convictos agradecem, penhorados, o empenho do senhor Jerónimo de Sousa e do seu Partido, mas lembram a ambos que a Regionalização ainda fica mais difícil com este tipo de declarações despropositadas e mal-intencionadas.


Se o P. C. P. quer mesmo a Regionalização, deveria ter a humildade de descobrir que, quanto mais assim falar, menos adeptos cativará para a mesma.


Sobretudo quando se proferem incorrecções grosseiras como "a posição do P. S. é de bloqueio até 2013", sendo como é sabida a intenção de José Sócrates de reabrir este processo em 2009.



Obrigadinho, ó Jerónimo! Deves ser de Peniche, não é, amigo?
Anónimo disse…
Esta intervenção do PCP, as intervenções do "novo" PSD e o 2009 do PS, é tudo a mesma coisa. Conversa de bananeiro para enganar mapuatas...
BM disse…
Pelo que sei os do PCP sempre foram "adeptos" da regionalização.. por isso é uma noticia que não me surpreende.
Aliás o que dificulta o ordenamento do território (seja em que escala for aplicado) são sempre os "politiqueiros" (independentemente do partido que tiverem) serão sempre um entrave no O.T.