A caminho da Regionalização

243É conhecida a opinião favorável de Luís Filipe Meneses sobre a criação das regiões administrativas. A este propósito, um destacado militante do PSD - Miguel Cadilhe - exorta a nova liderança a exigir a Regionalização o mais depressa possível.

Cadilhe lembra, em declarações à Renascença, que o partido tem uma divida e uma promessa para cumprir perante os portugueses e diz acreditar que a Regionalização poderá fazer diminuir a despesa pública e a carga fiscal.

Luís Filipe Meneses ouviu as declarações do antigo ministro das Finanças à Renascença e promete discutir a Regionalização nos próximos meses.

Do lado do Governo, o secretário de estado da Administração Local, Eduardo Cabrita, saúda a possibilidade de um entendimento alargado sobre a criação das Regiões Administrativas, mas lembra que o compromisso do Governo sobre esta matéria está apenas voltado para a próxima legislatura.

No mesmo registo, o porta-voz do PS, Vitalino Canas, diz que a Regionalização é um bom tema para a próxima campanha eleitoral.

A possibilidade de um consenso alargado sobre a criação de Regiões é saudada também pelo presidente da Associação de Municípios. Aliás, Fernando Ruas diz não entender o silêncio à volta do tema e acredita que só a Regionalização pode atenuar os desequilíbrios entre Litoral e Interior.

No Algarve, há cada vez mais vozes a defender a criação das regiões. As duas principais forças politicas locais, estão unidas na reivindicação e há mesmo quem tenha mudado de opinião, em relação ao último referendo, em 1998.

Fonte RR

Comentários

Anónimo disse…
Sr. António Felizes
È falso?. o PS não colocou no programa das ultimas eleições a Regionlização sem ambiguidaes de interpretaçao.

Espero que o Dr. Filipe Menezes se lembre que existe uma Lei 56/91 de do Dr.Cavaco Silva.

Continuo a aguradar do Sr. António Felizes a análise interpretativa que faz sobre esta matéria e prometida.


Cumprimentos
Caro Joaquim Teixeira,

Efectivamente o Programa do XVII Governo Constitucional (Página 20 de 26), fala, claramente, da Regionalização.

Quanto à promessa, não está esquecido. Tem havido alguma falta de tempo, mas mesmo assim já estou a alinhavar as respostas

Cumprimentos,
Anónimo disse…
Muito obrigado Sr.António Felizes ,mas já tinha visto o seu post e fiquei tranquilo.
Nestas coisas, como os programas não chegam a toda a população eu poderia estar enganado.

Mas, estando, "é" letra morta?.
Ou foi para preencher papel?.
Poderiam ser mais ecológicos não acha?

cumprimentos
Joaquim teixeira