A hora do Norte?

Pela primeira vez, parece-me, o Norte começa a querer demonstrar que, afinal de contas, também há vida para além da Capital.

Nesse preâmbulo, a famosa GAMP (grande Área Metropolitana do Porto), e os seus respectivos “municípios associados”, trabalham já, afincadamente, na indicação de potenciais infraestruturas de natureza estruturante ou de dimensão metropolitana, que possam vir a ser contempladas no Quadro de Referência Estratégica Nacional (vulgo QREN).

O facto novo é, sem dúvida, a antecipação que parece estar a germinar nos diferentes municípios, fazendo antever que, desta vez, o Governo vai ter mesmo de se ver com o norte do país e mais concretamente com a região do Grande Porto.

Julgo que valerá a pena. Ao invés de esperar-mos pela iniciativa da Capital e de nos lamentar-mos constantemente pelo “não investimento” no Norte, poderão ser apresentados projectos e iniciativas de natureza e dimensão regional, o que permitirá a existência de uma forte capacidade reivindicativa desta região.

Talvez seja isso que tem faltado durante estes anos todos ao Norte: a apresentação de programas ou projectos de desenvolvimento abrangentes e a formação dos seus próprios líderes no sentido de desencadearem protestos “a uma só voz” na defesa dos seus interesses (região), convencendo ao mesmo tempo, o país, que vale a pena avançar com a Regionalização.

Postado por PNCS no "Certas Confidências"
.

Comentários

PMS disse…
Tendo em conta a temática do blogue, recomendo a leitura de:
http://norteamos.blogspot.com/2007/12/miguel-sousa-tavares-ou-incoerncia-como.html

http://norteamos.blogspot.com/2007/12/mst-ou-incoerncia-como-argumento.html

Cumprimentos
Anónimo disse…
O mapa está bem...quem desmente?
O QREN é importante... até porque é até 2013...embora 2007 já se foi.

Projectos Municipais com trabalho afincado...tenho duvidas, pois ninguém ainda entendeu bem o regulamento, nem os Ministérios aqui representados no Norte...

É só ir ao IAPMEI...

Não há pois um poder intermédio que faz falta...logo Regionalização..e a CCDRN não tem caracteristicas mobilizadoras, não fossem eles o próprio poder Central..
Não tem dinamica...nem iniciativas...só esclarecimentos e mesmo esses não são publicos..
Anónimo disse…
Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.
Anónimo disse…
O Norte, o Centro e o Sul são miscelâneas de interesses muito dispersos e não identificados. Quem sabe o que lá cabe?
Parem para pensar, sem esquentamentos cerebrais; o problema central a resolver é vermo-nos livres de políticas centralizadas e centralizadoras.
Como? Através da regionalização.
Com que instrumentos?
Com a criação de Regiões Autónomas, como nos Açores e Madeira.
Mas quantas?
As que correspondem às Regiões Naturais: sete 7 regiões.
E quais são as capitais?
As que evitem centralidades monstruosas (incontroláveis) e/ou instituam centralidades equilibradas e controláveis, em cada região.

Anónimo pró-7RA
Anónimo disse…
I read about it some days ago in another blog and the main things that you mention here are very similar