Inauguração da Sede de Faro do Movimento "Regiões, Sim!"

Excerto do discurso do Dr. Mendes Bota na inauguração da Sede de Faro do Movimento "Regiões, Sim!"

(...)
Fazemos do ano de 2007, um balanço positivo para a Regionalização, em Portugal. Não só pelo que significou o aparecimento deste Movimento, e o recolocar do tema na agenda política. Mas também, porque foi o ano do regresso de um dos grandes partidos do arco do poder, o Partido Social Democrata, a uma posição pró-regionalista. Merece igualmente referência, a reorganização de muitas das estruturas do aparelho desconcentrado do Estado, na base territorial das regiões-plano, as quais, embora não dispondo de qualquer autonomia de gestão, significam um passo em frente para a futura divisão regional.
(...)
O Movimento “Regiões, Sim!” defende a realização de um novo referendo à Regionalização, porque ele ainda é uma imposição legal e constitucional. Mas, entendemos que uma solução de nível parlamentar terá igual legitimidade democrática, desde que saída de um processo eleitoral onde as diferentes forças políticas expressamente declarem o seu compromisso de implementar a Regionalização por essa via e de reverem a Constituição em conformidade.
(...)
Como se vê, e ao contrário das mesmas aves agoirentas de sempre, perorando nas suas tribunas jornalísticas da capital os argumentos estafados e gastos de sempre, sobre os riscos da Regionalização em Portugal, a Europa cada vez mais alargada a Leste, segue feliz e satisfeita com a adopção e o reforço da Regionalização. E não existe um único movimento de protesto contra a Regionalização. Antes pelo contrário. Exige-se o seu aprofundamento, como factor de coesão económica e social dos Estados.
(...)
Portugal não pode continuar como a excepção mais centralista de toda a Europa. Os comentaristas do centralismo, deveriam colocar os olhos e a caneta, na desertificação que avança, na desigualdade de oportunidades e de localização dos empregos qualificados, na litoralização excessiva, nos desequilíbrios inter-regionais que não cessam de aumentar. Este é um mapa que nos envergonha!
(...)

Comentários

Discurso inteligente e claro.


Parabéns ao "REGIÕES, SIM!" e a Mendes Bota.
Anónimo disse…
Sr. Castanho, mais uma vez...
para bom entendedor meia palavara Basta...

Só critico Bota por não exigir o mesmo tratamento à Regionalização quanto ao Tratado de Lisboa...

Se o Tratado não põe em causa a COESÃO NACIONAL...e defendem que seria dificil de explicar ao POVO, logo o FIASCO com referendo a este tema... a Regionalização, que não implica EM NADA, com a COESÃO NACIONAL...e até é mais fácil de explicar...porque haverá de ter Referendo???

Além disso, ainda espero a explicação, (eu sei que não está esquecido) a razão de uma Lei 56/91...que instituiu AS REGIÕES, aprovada CONSTITUCIONALMENTE, REFERENDADA e publicada NO DIÁRIO DA REPUBLICA...NÃO REVOGADA...o que se FAZ desta LEI ????


cumprimentos
Joaquim Teixeira

NOTA: Espero não morrer sem ser esclarecido. Obrigado