Já mexe a nova Organização Territorial


Beira Interior: Comurbeiras vai gerir dinheiros do QREN

O Estado vai atribuir à Comunidade Urbana das Beiras (Comurbeiras) um pacote financeiro para executar projectos no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), anunciou o presidente da Junta da comunidade.
(...)
A Comunidade Urbanas das Beiras é constituída pelos nove municípios da NUT Beira Interior Norte: Almeida, Sabugal, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Trancoso, Meda, Celorico da Beira, Manteigas e Guarda.

Fazem também parte dois dos três municípios da NUT Cova da Beira: Covilhã e Belmonte. O terceiro, o concelho do Fundão, associou-se também à elaboração do Plano Estratégico, mas ainda não formalizou a adesão à Comurbeiras.

«Vai ter de aderir», referiu Carlos Pinto, tendo em conta que os municípios só se podem agrupar dentro das respectivas NUT III: «Essa foi uma regra que ficou clara nesta reunião.».

Por outro lado, Penamacor participou na elaboração do Plano, mas como faz parte de outra NUT III, não poderá continuar na Comurbeiras. «Vai ter que procurar a Beira Interior Sul», a que pertence, concluiu Carlos Pinto.

Diário Digital / Lusa
.

Comentários

Anónimo disse…
Mais um passo para a tão aguardada Regionalização. Como habitante de Vilar Formoso, não posso deixar de me congratular por ter sido escolhida a minha região para esta experiência que, concerteza, vai dar bons resultados, atendendo ao sentido de justiça e comnunidade dos habitantes desta zona.

Por outro lado, esta opção vai de encobtro ao modelo que defendo: de uma gestão mais local, a 7 regiões. Porém, e sendo as NUT III unidades demasiado pequenas para se tornarem regiões, a única coisa que propunha é que se dividisse esta NUT II do Centro em duas regiões, uma delas formada pelos concelhos mais desenvolvidos e litorais (Baixo Vouga, Dão-Lafões, Baixo Mondego, Pinhal Litoral e parte do Pinhal Interior Norte) e outra, formada pelos concelhos mais interiores e com mais carências (Beira Interior Norte e Sul, Serra da Estrela, Cova da Beira, Pinhal Interior Sul e parte do Pinhal Interior Norte). Seria, deste modo, implementado o modelo das 7 regiões que tanto assusta alguns comentadores (não sei porquê), e partir-se-ia para uma gestão mais justa dos fundos estruturais nacionais e europeus.
Anónimo disse…
este cubo mágico é dificil demais para mim...


mudasti...
alteras-ti..
trocas-ti...

enfim..BOM NATAL
Sim, hoje é só mesmo para desejar a TODOS um Natal muito Feliz, com muita, muita ESPERANÇA no "sapatinho"!...


Ant.º das Neves Castanho (Região Metropolitana de Lisboa).