Curiosidades Administrativas

Eu não vou


Ontem, recebi a convocatória para a "primeira sessão da Assembleia Metropolitana do Minho de 2008", a ter lugar no próximo Sábado de manhã, no Salão Nobre do Governo Civil.

Não vou porque não posso. Não iria porque não quero.
Não compreendo sequer a razão de ser deste faz-de-conta que existe.

Desde a primeira hora, apoiei o modelo de reorganização administrativa subjacente à Reforma implementada pelo então Secretário de Estado Miguel Relvas, que deu origem ao aparecimento de novas Áreas Metropolitanas e das Comunidades Intermunicipais.
Nesse contexto, sempre me bati pela criação de uma verdadeira Grande Área Metropolitana do Minho, abarcando todos os concelhos dos Distritos de Braga e Viana do Castelo enquanto veículo de afirmação de um pólo de desenvolvimento regional alternativo no quadro do País e da Euro-Região.

Todos conhecem a história que se seguiu, os bons exemplos de projectos como a Valimar e a total inércia da GAMM - que se limitou a fazer candidaturas simbólicas a financiamentos de projectos de promoção turística e artesanal para os pequenos Concelhos.

Quanto à verdadeira concertação estratégica, à defesa dos projectos prioritários para o território, à promoção da cooperação supramunicipal... NADA!
Nada que surpreendesse, obviamente, face ao discurso e à conduta incial dos Autarcas socialistas neste processo.

Era na altura Deputado Municipal na Assembleia Municipal de Braga e fui um dos eleitos para a novel Assembleia Metropolitana.

Quando se entrou no actual mandato autárquico, optou-se por não promover novas eleições para a Assembleia Metropolitana, de entre os eleitos das novas Assembleias Municipais, porque se aguardava o destino que o actual Governo daria a este projecto.
Como se sabe, a Reforma Relvas foi condenada a uma morte precoce, antes que se pudesse avaliar os seus resultados, e avançou-se a todo o gás para a mais que provável (e premente?) Regionalização.

A Assembleia Metropolitana do Minho é que continua lá, pelos vistos, apreciando os Planos de Actividades vazios da Junta Metropolitana e os orçamentos em que só constam as transferências do Orçamento de Estado para pagar a estrutura mínima existente, as senhas dos Deputados da Assembleia Metropolitana e os depósitos bancários de todo o valor remanescente.
Alguém lhe diga, por favor, que a notícia da sua morte não é nada exagerada!

Eu não vou. Porque não posso. Porque não quero. Porque não compreendo...

por Ricardo Rio
.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Csroa Centralistas,
Caros Municipalistas,

Espero também que, para além de não ter compreendido, tenha o Dr. Ricardo Rio começado a interiorizar a necessidade não de AMM, CI... e outras anormalidades pseudo-regionalistas que nada têm a ver com a REGIONALIZAÇÃO VERDADEIRA: 7 REGIÕES AUTÓNOMAS, PARA TODO O PAÍS.

Assim seja, amen.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)