Investimento a Norte

CCDRN prevê investimento na Inovação de 2.000 M€ até 2013


A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) apresentou hoje um plano para a inovação de dois mil milhões de euros, que prevê elevar até 2013 o investimento em investigação para 1,8 por cento do PIB.

«Isto é mais do que duplicar o patamar actual», afirmou Mário Silva, vogal da Comissão Executiva do Programa Operacional Regional do Norte, na apresentação deste plano, que pretende consolidar um sistema regional de inovação que promova as vantagens competitivas do norte do país.

O Plano para a Inovação, que é uma das agendas temáticas definidas no Pacto Regional para a Competitividade, prevê um investimento global de dois mil milhões de euros, dos quais cerca de metade financiados por verbas comunitárias.

«Este é um plano de quem quer arregaçar as mangas para que a região norte esteja irreconhecível dentro de sete anos«, frisou Mário Silva, admitindo que se trata de um projecto »muito ambicioso«, mas com condições para ter sucesso.

No quadro deste plano para a inovação, está previsto um investimento global de 233 milhões de euros para completar a rede nacional de parques de ciência e tecnologia, que recebe com esta iniciativa um »apoio decisivo«.

(...)

Fonte,"Diario Digital"

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Este macro projecto relacionado com a inovação e a investigação aplicada, através da instalação e funcionamento dos parques de ciência e tecnologia, é da maior importância para as Regiões Autónomas a implantar no nosso País.
Essa importância é medida pelos valores monetários em causa como deverá também contemplar a necessidade de mobilização das populações das Regiões (7 Regiões Autónomas) a que se destinam, entre as quais as populações empresariais e científicas, os centros tecnológicos sectoriais existentes, as universidades das Regiões por onde corre esse programa e das condições de interligação entre elas, para complementaridade de esforços e geração de sinergias de e entre recursos e capacidades.
A acontecer este funcionamento orgânico e especializado, em torno da inovação, evitando por tudo os capelismos, os resultados serão notoriamente positivos e de espectro alargado às empresas e outras organizações que operem seja onde for, com vantagens competitivas asseguradas por largo tempo, desde que, entretanto, não "adormeçam na forma".

Assim seja, amen.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)