Curiosidades

Porto produz 25% da ciência nacional

Quase um quarto da produção científica nacional tem origem na Universidade do Porto (UP), indica um estudo do Institute for Scientific Information (ISI), dos EUA, a cujas conclusões a Lusa teve acesso. O ISI gere uma base de dados - a Web of Science (Rede de Ciência) - que semanalmente é actualizada com todos os artigos publicados num vasto conjunto de revistas científicas mundiais de todas as especialidades, previamente avaliadas, das áreas das Ciências, Ciências Sociais e Artes e Humanidades.

Os dados da Web of Science mostram que em 2007 foram publicados 7.700 artigos científicos, produzidos em Portugal, dos quais cerca de um quarto contaram com a participação de investigadores, estudantes ou docentes da UP.

Os dados disponibilizados, desde 1998 a 2007, mostram que a produção de artigos científicos produzidos em Portugal quase triplicou durante este período, já que passou dos 2.898 de 1998 para os 7.700 de 2007. Neste mesmo período registou-se um aumento constante do peso da contribuição da UP para o número de artigos científicos publicados em revistas internacionais, provenientes de Portugal.”

Fonte "JN"
_________________________

“Erasmus: Porto é o mais procurado

A Universidade do Porto (UPorto) é, em Portugal, a mais procurada por estudantes estrangeiros do Programa Erasmus, sendo também a instituição portuguesa que mais estudantes nacionais coloca em universidade estrangeiras, revelou esta quarta-feira o reitor da UPorto.

Segundo escreve a Lusa, a universidade destaca-se ainda, a nível europeu, ao ocupar a 33.ª posição no top 100 do índice Incoming Erasmus Student Mobility e o 40.º lugar do índice Outgoing Erasmus Student Mobility

Marques dos Santos sublinhou ainda que, no que respeita à mobilidade dos professores ao abrigo do programa Erasmus, a UPorto é a instituição portuguesa com o maior número de docentes a leccionar em estabelecimentos europeus. «Mas o programa Erasmus contribui apenas com cerca de metade dos estudantes de mobilidade que a universidade recebe anualmente. Neste ano lectivo, por exemplo, a Universidade do Porto bateu o seu recorde de estudantes acolhidos ao abrigo de programas de mobilidade internacional», frisou o reitor. No total, disse, recebeu 1060 estudantes estrangeiros, número que traduz um aumento de 18 por cento em relação ao ano anterior.”

in Portugal Diário,
.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Agora, imaginem o que seria todo este esforço do desenvolvimento científico, investido pela Universidade do Porto, se fosse potenciado pela mobilização das populações da Região Autónoma de Entre Douro e Minho, no quadro da regionalização autonómica?

Sem mais nem menos.

Anónmo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Nuno Gomes Lopes disse…
Este comentário foi removido pelo autor.