Necessidade da Regionalização

Criar uma “Agência de Energia ao nível Regional”

Edifícios em Portugal, representam cerca de 30% do consumo de energia total


Bruno Vitorino
, Vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal do Barreiro e presidente do Conselho de Administração da S.Energia, sublinhou que “este é um dia histórico para o concelho do Barreiro, porque vai ser apresentado o primeiro edifício com classificação energética Classe A. Este dia marca um passo”, acrescentando, que “somos os primeiros no distrito de Setúbal a dar este passo”.

O presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, sublinhou que perante a inexistência de regionalização – “que considero necessária ao país, é necessário alargar o intermunicipalismo” – e, nesse sentido, perspectivou a necessidade de efectuar uma reflexão no sentido de ser criada uma “Agência de Energia ao nível Regional”.


Fonte "Rostos Online"
.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Sempre foi nosso apanágio colocar "o carro à frente dos bois", por razões objectivas nem sempre explicáveis.
A implantação das 7 Regiões Autónomas será o elemento director de tudo quanto deverá ser implementado a nível regional e local, mesmo a nível da energia.
As políticas a implementar devem reger-se por prosseguir altos desígnios nacionais, depois corporizados em políticas nacionais, regionais e locais.
O tratamento casuístico das políticas a implementar nunca deu bom resultado e não precisa de políticos-estadistas, somente de políticos-de-turno.

Não deveria ser assim mas tem sido, amen.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Anónimo disse…
Peguei na régua e esquadro, medi Portugal de "lés a lés", a delimitação em 3 regiões verticais deu:
Norte: Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu e Guarda.
Centro: Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Santarém e Portalegre.
Sul: Setúbal, Évora, Beja e Faro.
.................
Composição a 6 regiões (vertical/horizontal):
Litoral Norte: Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro.
Interior Norte: Vila Real, Viseu, Guarda e Bragança.
Litoral Centro: Coimbra, Leiria, Santarém e Lisboa.
Interior Centro: Castelo Branco e Portalegre.
Litoral Sul: Setúbal e Faro.
Interior Sul: Évora e Beja.

Qualquer dúvida técnica bastará pegar numa régua e dividir Portugal em 3 partes verticais e em 2 partes horizontais iguais (tendo em atenção à distância entre o Oceano/Espanha).
Nota final: Verifico que as Nuts não definem com clareza um Norte, Centro e um Sul. Existe uma clara indefinição dos portugueses a esse respeito, como está provado nesta simples delimitação como a que efectuei.
Por exemplo, se alguém falar que Guarda, Aveiro e Viseu são do Norte de Portugal.. não se assustem! A latitude em que se encontram e a divisão geográfica matemática provam que isso é totalmente verdade.