Regionalização europeia

Os Açores podem dar um contributo válido e eficaz ao processo de elaboração da Carta Europeia para a Democracia Regional, em debate na 15ª Sessão Plenária do Congresso dos Poderes Locais e Regionais, que decorre em Estrasburgo, com a participação do secretário regional da Presidência.

Segundo Vasco Cordeiro, os trinta anos de construção do processo autonómico podem, por exemplo, servir de referência à regionalização da Europa.

“Os Açores apresentam-se com uma região que contribui com a sua experiência autonómica de 30 anos para a construção de um instrumento jurídico global que possa orientar os países do Conselho da Europa, especialmente aqueles que estão a enveredar por um processo de regionalização, em alguns princípios base”, acrescentou o secretário regional da Presidência.

Além da discussão sobre a elaboração da Carta Europeia para a Democracia Regional, os Açores acompanham igualmente com grande atenção os debates sobre o estabelecimento de uma nova cultura energética.

Para Vasco Cordeiro, a Região deve mostrar, neste caso, a forma como tem vindo a apostar nas energias alternativas, em especial na geotermia, cujo aproveitamento constitui já uma referência na União Europeia.

Durante a Sessão Plenária do Congresso dos Poderes Locais e Regionais da Europa, vai ser debatida, ainda, a II Carta Urbana Europeia, um manifesto relacionado com um novo conceito de urbanismo, estabelecendo um conjunto de princípios para fazer face aos desafios enfrentados pelas populações das cidades, nomeadamente no que diz respeito à diversidade, sustentabilidade, solidariedade e inovação.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

O exemplo das actuais Regiões Autónomas dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira é o único a ser seguido politicamente, com introdução das melhorias de estrutura e de funcionamneto que a prática política autonómica tem recomendado.

Assim seja, amen.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)