"A Comunidade Urbana das Beiras (Comurbeiras) vai receber 60 milhões de euros do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), adiantou Carlos Pinto, presidente da Comunidade. Segundo o autarca, que preside à Câmara da Covilhã, o Governo já confirmou a atribuição da verba e este é o primeiro de outros pacotes financeiros que a Comunidade deverá receber durante a vigência do QREN.
Os 60 milhões de euros vão apoiar investimentos a seleccionar de entre 500 projectos no valor de mil milhões de euros, listados pelos 12 municípios da Comurbeiras no plano estratégico da Comunidade, apresentado em 2007. "Agora chegou a hora de definirmos os projectos que vão ser seleccionados para a versão definitiva do plano
estratégico", refere Carlos Pinto.
"Já estamos a fazer esse trabalho com cada câmara", acrescenta, sendo que o documento final deverá estar em cima da mesa na próxima reunião da Junta da Comurbeiras (que reúne todos os municípios), dia 12 de Maio, no Sabugal.
DINHEIRO GRAÇAS À UNIÃO INTERMUNICIPAL
O autarca recusa-se a destacar qualquer obra. "São todas emblemáticas. O que importa constatar é o resultado global: que a Comurbeiras conseguiu captar um total de 60 milhões de euros de investimento", realça Carlos Pinto.
"A atribuição deste pacote financeiro é uma grande notícia. É o reconhecimento de que tínhamos razão quanto à necessidade da existência de uma estrutura intermunicipal", sublinha.
"Independentemente da autonomia de cada município, estamos a falar de um pacote financeiro que não viria para a região sem que fosse criada a comunidade", conclui Carlos Pinto, o autarca que mais se bateu pela constituição da Comurbeiras."
no, Diário XXI
Afonso Miguel (Anónimo-Beira Interior)
Comentários
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,
Já comentei este "post".
Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)