"Quo vadis" Porto

Em pouco tempo assistimos, ao nível do panorama desportivo, à derrocada de duas grandes instituições da cidade do Porto e da região, primeiro o Salgueiros e agora o Boavista.

Na comunicação social o panorama não é melhor, primeiro foi-se o velhinho Comércio do Porto, para agora cair o quase bicentenário Primeiro de Janeiro.

Procuram-se os culpados ...

Comentários

Jose Silva disse…
Os culpados são os... portuenses !

Andam anestesiados com o FCP, votam no Rio a nível local e no PS ou Cavaco a nível nacional.

Não podem esperar outros resultados...
Anónimo disse…
Por favor, esta não!
O Comércio e o Janeiro?
E se os lisboetas, falarem do Século, Voz, Novidades, República, Diário de Lisboa, Diário Popular, A Capital, Jornal Novo, Luta, Portugal Hoje, Noticias da Tarde (do JN), etc... etc...
Há dias almocei na Nazaré com 16 portistas. E notei isso mesmo. Consciência da situação, mas braços caídos!... Porquê? Porquê?
Os sindicalistas da Inter continuam a fechar fábricas. Sempre activos. À menor dificuldade... aí estão eles... importante é engrossar as filas dos desempregados...
O resto vem por acréscimo...
E o "burro" sou eu???
Anónimo disse…
Salgueiros e Boavista versus FCP.
A imagem do pa�s real.
Os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.
Mas somos uma rep�blica a caminho da sociedade socialista, (Pre�mbulo da Constitui�o), tal como Cuba e Coreia do Norte...
Os outros est�o a fugir do socialismo e n�s a afundar no "dito".
Bom para o FCP, mau para Salgueiros e Boavista... e para os outros, todos...
hfrsantos disse…
Discute-se o futuro Estatuto da Regiao Autonoma dos Açores, o Presidente da Republica discursa na TV a proposito.

No Regioes Blogspot o silencio é inquietante.

Dos 5 ultimos temas de debate sobre Regionalizaçao no Blog, 4 falam do Norte e 3 em concreto da cidade do Porto.

Ja existem 2 Regioes Autonomas em Portugal e creio que o Blog sobre as Regioes deveria acompanhar também o que se passa fora da Regiao Norte e da cidade do Porto.
Caro Hfrsantos,

Tem toda a razão. Mas em tempo de férias torna-se difícil acompanhar tudo o que se passa (e é muito) relacionado com esta temática da reforma administrativa do país.

Por isso se quiser também colaborar neste Blog, mande-me o seu mail para

regioes@gmail.com

Cumprimentos,
Anónimo disse…
Na realidade a decadência do Salgueiros e do Boavista, dois valores da cidade e do Norte, representa um enfraquecimento ainda maior da cidade, mas certos salgueiristas e boavisteiros ao aliarem-se a valores desportivos lisboetas contribuíram para essa decadência. Também certos actos de má gestão desportiva e não só. Relembro "O Comércio do Porto", o meu jornal desde pequeno, e agora do também centenário "Janeiro". Naturalmente que a culpa, em parte, é de quem não comprava esses jornais, mas não podemos esquecer os novos jornais gratuitos e a crise económica actual.Não esqueçamos os investimentos lisboetas na comunicação social e o facto de muitas pessoas do Norte comprarem o "24 horas" e o "Correio da Manhã".No caso destes jornais portuenses são mais um exemplo de que as pessoas do Norte devem apoiar as suas instituições e os seus valores, para que não fiquemos, cada vez mais, sujeitos a uma imprensa escrita, rádios e televisões de Lisboa e não nacionais.
Anónimo disse…
Norte? Porto? Em Agosto de 1976 fiz escala no Porto em viagem para Londres, com um grupo de Braga e Viana. No tempo de espera comprei o "Comércio". Só faltou baterem-me. Era um jornal fascista, diziam. Pedi desculpa... Profissionalmente acompanhei toda a CS nacional desde 1978. O "fascista" Comércio sobreviveu nuitos anos, mas bão resistiu e o Janeiro tb não... Lamento...
Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Alguns dos intervenientes sobre o "post" relativo aos jornais portuenses, lamento escrevê-lo, revelam-se uns bons hipócritas e muito competentes a soltar lágrimas de crocodilos.
Como natural da Região Autónoma de Entre Douro e Minho, sempre comprei, compro e comprarei jornais desta região, tendo abandonado já há muitas dezenas de anos a oportunidade de ler jornais "nados e criados" na cidade-capital.
Estes últimos não me interessam nem nunca me interessarão, SOB TODOS OS PONTOS DE VISTA, lamentando que, um a um, os ELEMENTOS DE REFERÊNCIA DE UMA REGIÃO OU DE UMA CIDADE VÃO DESAPARECENDO TRISTEMENTE SOB O OLHAR COMPASSIVO DE QUEM NÃO TEM INTERESSE EM FZER O MÍNIMO ESFORÇO PARA O CONTRARIAR (alguns ainda querem a regionalziação; querem enganar quem?.
Só temos de nos queixarmos de nós próprios e não de atribuir as culpas aos outros, nem fazer uma acção de mal-dizer; na verdade, "só fala quem tem que se lhe diga" e muito, mesmo.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)