1º Workshop APDR

Impacto dos Aeroportos no Desenvolvimento Regional

Os aeroportos são infra-estruturas únicas. Por vezes complementam e estimulam processos sustentáveis de desenvolvimento. Outras vezes suscitam progressos rápidos mas não impedem retrocessos marcantes. Não raramente são peças cruciais e fugazes para evitar desastres ou para influenciar o resultado de guerras.

Seja como for têm sempre impactos ambientais, sociais, económicos e institucionais relevantes. Por isso os aeroportos são também mobilizadores de estudos e de análises das mais diversas disciplinas e constituem tema recorrente de debate público.

Tanto mais quando novos e velhos locais podem ser subitamente vivificados, congestionados ou abandonados pela modificação das regras no transporte aéreo, pela alteração brusca do custo da energia, ou por processos cumulativos de integração e globalização criadores de novos espaços, rotas e centralidades.

Abordar estas questões no concreto dos aeroportos de Portugal e do desenvolvimento das suas regiões é um desafio para a comunidade científica e uma fonte de informação, de dúvidas e posicionamentos não só para comunicadores, agentes e políticos mas também para os públicos que servem.
(...)

1º Workshop APDR - 28 de Novembro de 2008 - Lisboa

Comentários

Anónimo disse…
Os aeroportos são infratestruturas de transporte que não podem ser desinseridos de uma política económica destinada a promover o crescimento económico e o desenvolvimento das sociedades. Por esta razão, as políticas de transporte e económica são (deverão ser) perfeitamente complementares e nunca concorrentes entre si, como muitas vezes acontece quando existem. O seu efeito multiplicador em diferentes actividades é genericamente importante e constitui um poderoso instrumento de desenvolvimento se a relação custo/benefício global (regional e inter-regiões) for inequivocamente favorável e financeiramente exequível.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)