Autarcas Social-Democratas «Regionalização: É precisa mais do que nunca»

O presidente dos Autarcas Social-Democratas (ASD) defendeu hoje em declarações à Agência Lusa que «a regionalização é precisa mais do que nunca no nosso país»

Segundo Manuel Frexes, presidente da Câmara do Fundão, problemas como a «desertificação, envelhecimento e desequilíbrio na repartição de recursos do país devem-se a uma centralização excessiva».

«A regionalização é uma maneira de transformar Portugal num país harmonioso», com base no mapa de cinco regiões, reafirmado este mês na moção de José Sócrates enquanto secretário-geral do PS.

O social-democrata defende o modelo assente nas cinco regiões plano (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), ao contrário do que aconteceu em 1998, quando a regionalização foi referendada: «não apoiei aquele modelo», sublinha.

No caso da Beira Interior, Manuel Frexes acredita que a região vai encontrar «mais solidariedade» na distribuição de recursos entre parceiros na Região Centro, «do que a nível nacional, em que não tem existido».

Segundo o presidente dos ASD, os municípios devem encarar o processo “sem receios”.

«Há muitos problemas que se colocam ao nível de um governo regional, que não está nas mãos das autarquias resolver», sublinha.

Para além de um investimento adequado em infra-estruturas complementares, Manuel Frexes espera que com uma região seja possível «captar investimento privado e criar emprego através do investimento público regional».

O assunto «podia ser resolvido na Assembleia da República», refere Manuel Frexes, «mas depois de 1998 e dada a importância da questão, penso que deve haver referendo».

«Devemos ir para a rua, devemos mobilizar-nos para explicar à população os argumentos de cada um, sem dramas nem fantasmas de unidade nacional», considera.

Para o responsável, «devem ser apresentados planos bem claros de poderes e delegação de competências e dizer qual a opção de cada um».

Comentários

Anónimo disse…
Partindo do pressuposto que a inevitabilidade da separação entre as regiões do litoral e do interior, a Norte do Rio Tejo, é uma exigência que só pode conduzir à eliminação das actuais simetrias de desenvolvimento, a solidarieade só poderá ser uma alavanca que conduzirá ao encurtamento do prazo de eliminação de todos os atrasos crónicos que todas as regiões do País têm enfrentado.
Essa separação só poderá ser potenciada pela criação e implementação das 7 Regiões Autónomas.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)