Fazer algo pela Beira Interior

Caritas da Guarda quer inverter desertificação da zona raiana


As Caritas da Guarda, de Ciudad Rodrigo e de Salamanca estão apostadas em inverter a desertificação e desfavorecimento que a zona raiana apresenta face à realidade da Península Ibérica.

Este objectivo levou à publicação de um estudo pelas três Caritas Diocesanas sobre a realidade raiana, intitulado “A Raia. Realidade Problemática, Futuro de Esperança” transformado num projecto que está a dar os seus primeiros passos enquanto projecto de intervenção social no mesmo território.

Sendo certo que a desertificação e o despovoamento das freguesias da raia inquietam instituições como a Caritas, este projecto é movido por uma forte preocupação de contrariar alguns indicadores negativos face às potencialidades locais. Para tal, a Dinamização Comunitária assume um papel essencial no que se refere à identidade e missão da Caritas.

No encontro estiveram cerca de 30 pessoas responsáveis pela dinamização comunitária afectos às Caritas. Este serviço da Igreja afirma-se ciente de que “algo se está a mexer na raia e de que estamos perante um projecto estratégico de capacitação de agentes e de desenvolvimento da região raiana, pelo que, a seu tempo, iremos assistir a alguns passos desta caminhada que pretende contribuir para o desenvolvimento raiano”.

Este encontro foi uma oportunidade para reflectir e se lançarem algumas pistas de acção sobre esta área do Projecto Interdiocesano Transfronteiriço em causa, tendo contado com o contributo activo do professor Alcides Monteiro, do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior, da Covilhã, e do professor Santiago Gomez Martín, da Universidade Popular Martín Sosa, de Salamanc

Redacção/Jornal «A Guarda», in Agência Ecclesia

Nota: Desde sempre o associativismo foi uma imagem de marca da Beira Interior, assim como de toda a zona raiana. Esta é mais uma tentativa de inverter a desertificação desta vasta área de território, que teima em ser esquecida, e na qual os problemas sociais se agravam de dia para dia, com o envelhecimento da população, o enfraquecimento da economia e a fortíssima emigração. Iniciativas como esta são de louvar, mas apenas uma reforma ao nível do Estado, com a delegação de competências que permitam às populações e aos responsáveis políticos tomar medidas concretas, específicas e de grande impacto, fará inverter a tendência cada vez mais acentuada de desertificação do Interior. As crises não são o fim. Há que encarar esta crise como o início de uma realidade nova, uma espécie de "começar de novo", que pode ser a oportunidade de regiões desfavorecidas como a Beira Interior darem o salto, e atrairem investimento e população com esta nova realidade. Mas isso só acontecerá se se maximizarem e potencializarem as vantagens competitivas (posição geográfica estratégica, qualificação dos recursos humanos, etc.) e os recursos da Beira Interior. E, se continuarmos com o centralismo que existe em Portugal, em que para se tapar os buracos a uma simples estrada regional se tem que ir fazer pressão para Lisboa, tudo vai continuar como está, com tendência para piorar. E, se enveredarmos pelo municipalismo, dando mais poder aos municípios, e visto que a grande maioria dos autarcas só quer poder chegar às eleições e dizer "o meu concelho é melhor do que o do lado", tudo vai ficar na mesma, desarticulado, desigual. Esta é a urgência da Regionalização para o Interior; é o que torna indispensável que seja feita uma reforma justa no nosso país, para atenuar os contrastes existentes actualmente entre o Litoral e o Interior. Uma Regionalização verdadeiramente de proximidade. Uma Regionalização que institua a região da Beira Interior, entre as 7 Regiões de Portugal Continental. Esta é a oportunidade ideal para o fazermos.

Afonso Miguel



Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Este tipo de iniciativas é muito importante para complementar as que vierem a resultar da implementação das 7 Regiões Autónomas no território continental do nosso País.
O que se exige depois é que as regiões autónomas dos dois lados da fronteira tenham iniciativas do mesmo género que procurem aproveitar os recursos próprios envolvidos e os valorize através de uma produção de qualidade e diferenciada e de uma distribuição que não envergonhe ninguém pelos piores motivos.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Anónimo disse…
Sou a favor de 5 regiões actuais. A região Centro está muito bem como está, a capital natural desta região deverá ser em Coimbra.
Os números e a própria geografia indicam que Coimbra tem planeado e ordenado bem a região Centro com a CCRDC. Efectivamente é a maior cidade e já temos todos os serviços regionais instalados na cidade, apesar da actual má descentralização que o Governo nos está a fazer.

APELO a TODOS os Habitantes e AMIGOS de COIMBRA:
ASSINEM a PETIÇÃO CONTRA a deslocalização da Direcção Regional de Economia para Aveiro.
Os serviços devem estar TODOS em Coimbra!


Assinem por este link: http://www.petitiononline.com/DREC/petition.html

Votem por Coimbra como CAPITAL da Região Centro aqui: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=793094

__________
Conimbricense, Coimbrinha, Coimbrão, Coimbrense, Aeminiense.. não interessa.. sou de Coimbra
Anónimo disse…
Caro Daniel 322, e
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,


É na verdade fantástico verificar a veemência do e a mobilização no combate pela defesa da localização de uma simples Direcção "Regional" de Economia numa cidade que muitos só identificam o seu real valor pelo facto de insistirem em considerá-la a capital de uma dada zona geográfica, mesmo que o mereça ou não.
Um sentimento assim tão egoisticamente arreigado nunca poderá ser sensivel a outras alternativas mais direccionadas para o desenvolvimento, como uma verdadeira política de regionalização, a partir da sua versão autonómica. Por outro lado, este tipo de postura já não é original, é recorrente em muitas outras zonas geográficas do nosso País, ao considerar centrais as "suas" cidades-"capital regional" como as únicas que podem desempenhar um determinado e relevante "papel político" (administrativo, burocrático), mas nunca dirreccionado para o desenvolvimento autosustentado e equilibrado, por falta de ambição, de estratégia e de capacidade políticas necessárias à prossecução de altos desígnios nacionais e, consequentemente, de diversidade e autenticidade regionais.
Ao colocar as "coisas" no plano estreito da localização da "cidade-capital regional" e da obrigatória vinculação a ela dos respectivos serviços públicos, está a dar um passo de gigante na manutenção do que existe de pior na "regionalização" administrativa e a perpetuar uma dinastia de dirigentes que fazem da "papelada" o seu múnus estratégico e político, assente num vazio de ideias e de acções políticas propiciador da manutenção do "status quo" de há dezenas e dezenas de anos.
Neste domínio, a cidade de Coimbra é talvez das cidades portuguesas a mais irredutível na defesa deste tipo de interesses burocráticos e administrativos (consequentemente pessoais), como se a tal correspondesse uma alta importância política identificada com a defesa exclusiva e única dos altos e superiores interesses da Pátria. Em tudo isto, nada mais existe de enganador do ponto de vista político e nada mais existe de castrador das sub-zonas geográficas integradoras de outras cidades iguais ou já até mais importantes que a própria cidade de Coimbra na afirmação e defesa do desejado e imprescindível desenvolvimento equilibrado e autosustentado.
Por fim, é perfeitamente lamentável que esforços necessários e dinâmicos postos ao serviço da mobilização das pessoas (ainda bem que não de todas as populações) tenham como objectivo a atingir o reforço administrativo de funções já provadamente insuficientes (para não escrever ineficazes) em prol do desenvolvimento, prática e ideias objectivamente desenquadradas dos fenómenos económicos e sociais da actualidade portadores em si mesmos de indiciadores de crises quase permanentes e mais profundas, com ciclos temporais cada vez de menor amplitude.
A persistência na defesa do administrativismo e na manutenção do que ainda muitos teimam em reafirmar a continuidade do estatuto balofo da sua "capital-regional", como se se tratasse de uma herança histórica - carácter hereditário - e não uma exigência moderna das condições actuais e futuras de desenvolvimento de todas as regiões do nosso País (7 Regiões Autónomas), só pode representar uma teimosia egoista e castradora de outras zonas geográficas que lhe estão mais ou menos próximas e um sinal de falta de inteligência política e de desrespeito dos interesses de todas as populações.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)