A regionalização é um caminho inevitável?

Responde, Ribau Esteves
ex-secretário-geral do PSD e Presidente da Câmara de Ilhavo

Acho que sim. No referendo votei contra, por discordar do mapa. Mas hoje acho que o país precisa de criar regiões político-administrativas.

Primeiro porque as regiões-plano têm-se vindo a consolidar e depois porque está claro para todos que nenhum governo - do PSD, PP ou PS - vai descentralizar e retirar poderes a Lisboa e transpô-lo para os municípios.

Hoje estou muito convencido de que Portugal tem de fazer esse debate com urgência e profundidade e sem a demagogia de dizer que a regionalização só serve para mais políticos. Não é nada disso.

Aliás Portugal tem de tomar medidas para reduzir drasticamente o custo do Estado - por exemplo, para que é que precisamos de 230 deputados? Chega metade.
.

Comentários

Anónimo disse…
Bom dia caros amigos
O senhor presidente da camara vai sem querer direito ao meu ja antigo racicinio-- a regionalzacao para nada mais servira' que aumentar o numero de politicos sugando o herario , eu diria o magro herario publico... Toca no numero de deputados!!! E a frieza dos numeros gela-me e aterroriza- me! E- me impossivel nao fazer a comparacao.
A federacao americana e' representada por cem senadores e cento e trinta congressistas... Nos temos grosso modo a area e a populacao do estado de Mariland... Minusculo!
Ainda necessitamos mais governo?por amor de Deus ( eu que sou ateu).... Deixem- nos em paz senhores politicos e afins....
Abraco
Vosso amigo
Dcs
Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Estão a ver? Isto lá vai indo.
Um político que antes foi contra já é a favor e até vai mais longe ao apontar o actual número excessivo de deputados, para legislar de acordo com as condições ineficazes que acabamos por conhecer e que mereceu do PR um reparo quanto à sua qualidade.
Este "arrependimento" e reparo aparecem tardiamente e lamenta-se que tenham passado tantos anos e anos perdidos, sem que tivessem aparecido denunciados com a oportunidade que a sua importância merecia.
Mais uma vez, a regionalização precisa de ser decidida e implementada rapidamente, na versão das 7 Regiões Autónomas, acompanhada por uma reestruturação profunda do funcionamento de todos os Órgaos de Soberania (vejam a situação da Justiça, como sobressaíu no "Prós e Contras" desta semana e leiam a edição do JN de hoje, sobre o mesmo propósito) e dos organismos que suportam o funcionamento da Admnistração Pública, COMO AQUI SE TEM (E CONTINUARÁ) INSISTENTEMENTE DEFENDIDO.
Sem isso, o melhor é continuar neste pântano que, como sabem, é muito difícil manter equilíbrio e "salubridade física" no andar.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Caro DCS,

Comparar o sistema político central de Portugal com o dos EUA é, no mínimo, discutível.

Mas, numa coisa estamos de acordo, há, em Portugal, uma excessiva representação parlamentar. Na realidade, os 230 deputados não representam ninguém, porque, constitucionalmente, são considerados deputados nacionais.

Assim, é urgente uma reforma na Lei Eleitoral por forma a reduzir a representação nacional e introduzir os chamados ciclos uninominais donde resultariam deputados que, efectivamente, representariam populações específicas.

Cumprimentos,
Anónimo disse…
Caro AAF
Entao a solucao esta' ai'...reforme-se nao se regionalize.Use-se toda esta energia numa boa causa...Porque esperam os partidos politicos?
DCS
Al Cardoso disse…
De facto so para servir clientelismos necessitamos de 230 deputados!

Um abraco regionalista dalgodrense.
Anónimo disse…
Muito bem.
Regionalização e Deputados.
Cada macaco no seu galho.
Fazer a regionalização implica mexer em toda a estrutura organizativa do ESTADO.
Inclusive no regime semi-presidencialista.
Não faz sentido ter CINCO Regiões, a funcionar, com órgãos eleitos e manter aquele exército de Deputados em S. Bento.
Não faz sentido ter Regiões e manter aquele ENORME governo com quase 60 membros e mais uns milhares de adjuntos, assessores, chefes de gabinete, secretárias motoristas contínuos e seguranças.
É UMA VERGONHA.