Economia Regional

Investimento: Norte de Portugal é "Região de Honra" na Conferência Mundial de La Baule

O Norte de Portugal é a região europeia convidada da edição de 2009 da Conferência Mundial de Investimento La Baule, que se realiza entre 03 e 05 de Junho em França.

Fonte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) disse hoje à agência Lusa que a região vai estar representada em La Baule (Norte da França, na costa atlântica) com uma delegação de instituições e empresas do Norte de Portugal de diferentes sectores económicos.

"Este é um dos maiores certames sobre investimento global e internacionalização do Mundo, com forte presença de 'players' económicos e políticos europeus e americanos", salientou a fonte.

A 7ª Conferência de La Baule vai juntar mais de mil participantes de, pelo menos, 45 nacionalidades, entre os quais cerca de 700 presidentes e administradores executivos de grandes companhias globais e grupos empresariais emergentes, e cem autoridades comunitárias, nacionais e regionais.

A organização confirmou a presença de 200 oradores e especialistas em investimento directo estrangeiro e agências de desenvolvimento, e de 70 meios de comunicação social internacionais.

"Nestes dias, La Baule será a maior concentração mundial de debate económico e de políticas públicas globais, na promoção externa de países e regiões e na realização de contactos de negócio e de internacionalização", frisou a fonte.

Para Ana Teresa Lehmann, vice-presidente da CCDR-N, o convite para a participação como "Região de Honra" da Conferência La Baule 2009 constitui "uma grande oportunidade no processo de internacionalização da região do Norte, e em particular dos seus 'clusters' estratégicos, junto de potenciais investidores ou de parceiros de internacionalização de actividades e actores empresariais".

Além de Ana Teresa Lehmann e de uma representação da CCDR-N, a delegação é composta por Luís Portela, presidente do Health Cluster Portugal e da Bial, Odete Patrício, directora-geral da Fundação de Serralves, Nuno Ribeiro da Silva, presidente da Endesa Portugal, Hélio Loureiro, "chef" do Porto Palácio Hotel, Miguel Oliveira, administrador executivo da Edigma.com, e dirigentes das empresas tecnológicas Ndrive e Biodevices.

A presença do Norte de Portugal será concretizada, entre outras acções de apresentação e contacto, através de um espaço expositivo permanente com recurso a tecnologia interactiva e holográfica desenvolvida na região, de uma intervenção especial na conferência sobre internacionalização, da participação numa sessão de prémios de boas práticas, e de um almoço de contacto e apresentação com cerca de 500 dos mil participantes.

A CCDR-N pretende com esta presença "conferir visibilidade ao Norte de Portugal numa rede internacional de investimento e de debate mundial sobre as tendências das economias globais, destacando os seus factores competitivos mais diferenciadores".

"Internacionalizar os 'clusters' mais relevantes e promissores da economia regional, designadamente nos domínios da saúde, moda, indústrias criativas, tecnologias de informação, comunicação e electrónica e do agro-alimentar", é outro dos objectivos da delegação.

A comissão quer aproveitar também para "promover o Norte de Portugal como destino de grandes vantagens e oportunidades para investir, cooperar e trabalhar".

No site da conferência (www.labaulewic.org/Region-Norte-Portugal.html), o Norte de Portugal apresenta-se como um "smart place" (lugar inteligente), destacando a inteligência dos negócios, das pessoas e do estilo de vida.

Além do Norte de Portugal, são convidados especiais da conferência os estados norte-americanos da Califórnia e do Texas, a América do Sul e a província chinesa de Shandong.

|Lusa|

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Gosto muito dos chavões "players" e dos "clusters", mas nenhuma empresa investirá no nosso País enquanto permanecerem factores de crise nos países com condições para o fazer.
Como convidado de honra ou não o efeito no desenvolvimento será NULO.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)