Região Alentejo

Taxa de compromisso do QREN ronda os 20%

Até ao final de 2008, o Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) atingiu uma taxa de compromisso que ronda os 20%. Esta taxa, recorde-se, corresponde à relação entre o valor aprovado do fundo comunitário e o valor do fundo comunitário programado.


De acordo com o segundo boletim informativo relativo aos indicadores conjunturais de monitorização do QREN, até ao passado dia 31 de Dezembro «estavam comprometidos para financiamento dos projectos aprovados nos Programas Operacionais (PO) do QREN, 19,6% dos fundos comunitários disponíveis».

Na mesma data, a Região Alentejo concentrava 11% dos fundos comunitários aprovados e registava uma taxa de contratação de 37%. O número de candidaturas aprovadas no âmbito do INALENTEJO - Programa Operacional do Alentejo 2007-2013, ascendia a 117, para um total de 474 candidaturas apresentadas.

A nível nacional, o total de candidaturas aprovadas no âmbito do QREN foi de 11.431 - mais 5% do que em Outubro de 2008. Este número corresponde a um investimento global de 8.354 milhões de euros e a uma comparticipação de fundos comunitários de cerca de 4 milhões de euros. As áreas da qualificação, educação e apoios a empresas foram as que mais beneficiaram até agora com o QREN.

No âmbito do INALENTEJO, foram abertos 53 concursos, até ao final de 2008. O Fundo comunitário a concurso ascendeu a 221.460 mil euros, o que representa 25% da dotação do Fundo.

Foram apresentadas 474 candidaturas, que correspondem a 8% das candidaturas totais ao QREN. Destas, foram aprovadas 117, o que se traduz numa taxa de aprovação bruta de 36% e numa taxa de aprovação líquida de 73%. O investimento/custo total das candidaturas aprovadas corresponde a 159.083 mil euros e o investimento/custo elegível a 126.854 mil euros. O Fundo comunitário aprovado era, neste caso, de 81.607 mil euros. O investimento/custo médio por candidatura cifra-se em 1.360 mil euros.

A taxa de admissibilidade das candidaturas ascende a 55% e a taxa de contratação das mesmas a 54%. Foram assinados 63 contratos/termos de aceitação. Saliente-se que a Autoridade de Gestão do INALENTEJO celebrou contratos de delegação de competências com associações de municípios baseadas nas unidades geográficas NUT III, no valor de 255,9 milhões de euros (29,5% do Programa Operacional).

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Preferência a investimentos que apresentem um efeito reprodutivo no desenvolvimento mesmo com 20% de grau de execução em relação ao previsto, do que 80% de execução ou realização de investimentos sem qualquer ou reduzido impacto no desenvolvimento.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)