A falta que faz a Regionalização ! (3)

População raiana quer médicos em Espanha

Há anos que populações portuguesas do interior Norte reivindicam acesso gratuito aos hospitais espanhóis, principalmente em cidades junto à fronteira, com as mesmas regalias e direitos do Sistema Nacional de Saúde.

Essas reividicações foram já mesmo apresentadas ao Ministério da Saúde por Manuel Rodrigo, presidente da Câmara de Miranda do Douro, e foram, também, discutidas na última Cimeira Ibérica, que decorreu em Zamora, em Fevereiro. " As razões dessas reivindicações são simples: estamos a cerca de 35 quilómetros de Zamora. Ali, há dois hospitais com todas as valências médicas, até fazem tratamentos de Quimioterapia. Estamos, porém, a mais de uma hora do Hospital de Bragança, onde faltam especialidades médicas, já para não falar nas distâncias que nos separam dos hospitais de Vila Real ou do Porto", reclama Manuel Rodrigo.

No entanto, quando se fala em distâncias, os castelhanos também lembram que há situações identificas do lado de lá da fronteira. Recordam que de Puebla de Sanábria a Zamora são mais de 160 quilómetros, mas meros 40 quilómetros até Bragança.

Numa recente visita a Miranda do Douro, Francisco Ramos, secretário de Estado adjunto da Saúde, fez saber que "a matéria está em fase de estudo" e avançou que "é preciso ter cautela, já que há regras que têm de ser aceites pelos dois Estados ibéricos".

O governante disse haver uma proposta no Parlamento Europeu que visa "abolir fronteiras e garantir total mobilidade dos cidadãos, independentemente da nacionalidade, aos serviços existente na União Europeia".

Manuel Rodrigo avisa que "já se perdeu muito tempo a discutir este assunto", por isso, "é imperioso que haja uma reunião, com carácter de urgência, entre a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS - Norte) e os responsáveis pelo sector da saúde na Junta de Castela e Leão".

"Há falta de vontade política para que todo o processo se torne mais célere. Já recebi do gabinete da ministra da Saúde uma indicação de que bastaria que a ARS - Norte chegasse a um entendimento com a Junta de Castela e Leão", argumentou o autarca.

(...)

Outro motivo que deixa o autarca indignado é o facto de os doentes que são transportados para o Centro Hospitalar do Nordeste terem de circular por estradas espanholas devido ao facto da viagem ser mais rápida.

"Entendo que, como se resolveu a questão dos cuidados de saúde em Badajoz, o mesmo poderia acontecer no interior norte", sustenta o edil.

Enquanto toda a situação não é resolvida, são muitas as pessoas que procuram clínicas privadas com sede em localidades junto à fronteira. No intuito de realizarem, com rapidez, exames completares de diagnósticos ou consultas de especialidade em tempo útil, com a finalidade de evitar longas esperas.

Francisco Pinto, Adelino Meireles in JN

Comentários

Anónimo disse…
A única cautela necessária é apenas a que se relaciona exclusivamente com a prestação dos serviços de saúde, em qualquer local do território nacional, sendo despretigiantes as referâncias permanentes à preferente escolha de nacionais dos serviços de saúde espanhóis.
Quanto ao resto, o exigível é obter a concordância da Ordem (Corporativa) dos Médicos para decidir sobre a instituição de carreiras mais progressivas para os médicos que aceitem prestar serviço nas regiões do interior onde existem já unidades hospitalares a funcionar em boas condições e em número crescente de valências médicas e cirúrgicas. E se o fizerem no quadro de uma regionalização autonómica, baseada nas 7 Regiões Autónomas, para deixar ao Governo Central preocupações mais estruturais e menos conjunturais ou comezinhas (muitos ainda gostam de decidir assim como se estivessem a fazê-lo no quadro de uma justificada importância ou relevância políticas - coitados!), seria então o início de um novo e mais qualificado ciclo político e de desenvolvimento. Mas não vejo jeitos com os "operadores político-partidários" em acção.
O resto é conversa ou capitulação.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
India disse…
Esta reivindicação já não é de hoje! Ainda quando foi a cimeira ibérica foi reclamado o acesso ao serviço de saúde espanhol...
templario disse…
Permitam-me convidar todos a lerem um importante documento, "A DIVERSIDADE GEOGRÁFICA E IDENTIDADE DO ESPAÇO PORTUGUÈS", do Professor Carlos Alberto Medeiros, que publiquei com sua autorização no meu blogue,

http://camaradita.blogs.sapo.pt

Um documento que interessa aos que estão contra e a favor da regionalização.