Carros eléctricos: INESC/Porto lidera maior projecto de investigação científica na Europa visando a massificação
Porto, 17 Set (Lusa)
O INESC Porto é o líder científico do projecto MERGE (Mobile Energy Resoures for Grids of Electricity) - o maior projecto de investigação com financiamento da UE que vai preparar o sistema eléctrico europeu para a massificação da utilização de veículos automóveis eléctricos.
Segundo fonte do Instituto de Engenharia de sistemas e Computadores (INESC) do Porto, o objectivo deste projecto, orçamentado em 4,5 milhões de euros, consiste em encontrar soluções que minimizem a necessidade de reforço de infraestruturas das redes eléctricas e dos sistemas electroprodutores, de modo a evitar sobrecustos que teriam que ser suportados pelos utilizadores dos veículos eléctricos.
Enquanto líder científico do projecto MERGE, o INESC Porto vai contribuir para a construção de um sistema "inteligente" que adapte os carregamentos das baterias dos veículos eléctricos à disponibilidade dos recursos energéticos e da infraestrutura das redes eléctricas, tendo em conta as características dos sistemas eléctricos europeus.
Porto, 17 Set (Lusa)
O INESC Porto é o líder científico do projecto MERGE (Mobile Energy Resoures for Grids of Electricity) - o maior projecto de investigação com financiamento da UE que vai preparar o sistema eléctrico europeu para a massificação da utilização de veículos automóveis eléctricos.
Segundo fonte do Instituto de Engenharia de sistemas e Computadores (INESC) do Porto, o objectivo deste projecto, orçamentado em 4,5 milhões de euros, consiste em encontrar soluções que minimizem a necessidade de reforço de infraestruturas das redes eléctricas e dos sistemas electroprodutores, de modo a evitar sobrecustos que teriam que ser suportados pelos utilizadores dos veículos eléctricos.
Enquanto líder científico do projecto MERGE, o INESC Porto vai contribuir para a construção de um sistema "inteligente" que adapte os carregamentos das baterias dos veículos eléctricos à disponibilidade dos recursos energéticos e da infraestrutura das redes eléctricas, tendo em conta as características dos sistemas eléctricos europeus.
Comentários
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,
Estou surpreendido pelo facto de este projecto ter sido adjudicado ao INESC (Porto), atendendo ao "encanamento da perna à rã" na instalação da linha circular do Metro do Porto, por compensação (antecipação) do respectivo apetrechamento na rede do Metro de Lisboa.
Sem mais nem menos.
Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Explique-me melhor o que quer dizer com o "encanamento da perna à rã" !!!
É com muito gosto que o faço; "encanar a perna à rã"="remeter para as calendas"=procrastinar=adiar
Os meus cumprimentos.
Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)