Debate do Programa do Governo: PEV questiona o Governo sobre a Regionalização


«Uma pergunta de Heloísa Apolónia ficou sem resposta do primeiro-ministro: a deputada quis saber se o que consta no programa do Governo sobre a regionalização - a desenvolver "na próxima legislatura", segundo o documento - é uma "gaffe da cópia do programa eleitoral para o programa do Governo e na verdade o que o Governo quer é implementar a regionalização nesta legislatura" ou "sub-repticiamente a passagem desta concretização para a outra legislatura, procurando nesta apenas angariar apoios à causa".»

DN/Lusa


Regionalização: Sócrates fica calado

Heloísa Apolónia bem tentou, mas nada ouviu do Governo do PS acerca deste tema

Não se pode dizer que a deputada dos Verdes não tenha tentado, mas nem José Sócrates, nem nenhum dos seus ministros, disse uma palavra sequer acerca da regionalização, uma promessa subentendida do programa do Governo.

«Entre 2009 e 2013 importa consolidar a coordenação territorial das políticas públicas, como processo preliminar gerador de consensos alargados em torno do processo de regionalização», leu Heloísa Apolónia.

De seguida, a deputada dos Verdes questionou directamente o primeiro-ministro: «Isto é uma gafe da cópia do programa eleitoral para o programa do Governo, ou é a passagem desta concretização para a outra legislatura, procurando nesta angariar apenas alguns apoios à causa?»

Sócrates falou durante alguns minutos, respondendo a outras questões colocadas por Heloísa Apolónia, mas de regionalização, nada. Ainda se ouviu a deputada a insistir, sem o microfone ligado, mas Sócrates continuou sem abordar o tema.

À tarde, os Verdes voltaram à carga, porque consideram «a questão determinante e fundamental para o combate às assimetrias regionais». E José Sócrates... não respondeu.

Recorde-se que no programa do Governo se pode ler a promessa: «A criação de condições para o apoio político e social necessário para colocar com êxito, no quadro da próxima legislatura, e nos termos definidos pela Constituição, a regionalização administrativa do país, no modelo das cinco regiões.»

TVI

Comentários

Paulo Rocha disse…
Pergunta difícil para o Governo!
Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Já aqui escrevi por mais de uma vez. A regionalização é, tem de ser, o próprio programa de Governo futuro quando se quiser implementar a regionalziação autonómica, em substituição do "copy-past" tradicional, sem ideias inovadoras nem desenvolvimentistas.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
No debate de ontem viu-se qual a vontade de regionalizar nesta legislatura: zero!

Se nao fosse a deputada Heloisa Apolonia quebrar o silencio, nem se tinha falado sobre o tema... Mas, como nao obteve resposta, voltou o "silencio ensurdecedor" sobre o tema... Nem os deputados que se dizem regionalistas ousam falar...
Anónimo disse…
Caro Afonso Miguel e esse silencio nao lhe diz nada?
Porque teima em remar contra a mare'?
Caro anonimo:

Porque nao sou comodista, e muito menos conformista, e defendo o que e indispensavel para o futuro da minha terra, da minha regiao, do meu pais... Coisa que muitos comodistas e conformistas trocam de bom grado por uns "tachos".

Sabe uma coisa? Para quem esta aqui na Beira Interior custa, doi, ver todos os dias gente a ser obrigada a ir-se embora por falta de oportunidades para viver e trabalhar, subir na vida, na sua terra. E muito triste ver uma geraçao inteira dizer adeus a sua terra, ao seu lugar... E pior ainda e saber que esses que hoje vao sao filhos dos poucos que ficaram do esvaziamento anterior...

Para as pessoas do Litoral pode ser muito facil falar e calar-se ao sabor da mare. Para nos, no Interior, nao. E, no fundo, todos sabemos, e temos a certeza, que a regionalizaçao e uma necessidade tao premente, que e inevitavel, mais tarde ou mais cedo. Esperemos que o seja o mais cedo possivel...
hfrsantos disse…
Completamente de acordo com Afonso Miguel, é uma migraçao continua em Portugal desde as regioes isoladas do interior em direçao dos grandes polos urbanos.
A unica soluçao é a Regionalizaçao com Eleiçao das administraçoes regionais.
é inevitavel e vai acontecer mais cedo ou mais tarde mas duvido que durante esta legislatura.
Temos muitos mais problemas em Portugal que nos preocuparmos com a Regionalizaçao.
A Regionalizaçao chegara quando os politicos centralistas ja tiverem repartido todos os fundos europeus, empenhado Portugal com dividas que os nossos bisnetos terao de pagar e os portugueses estejam numa crise ainda maior que a atual.
Quando ja nao houver mais nada para Roubar em LISBOA, sera quando os politicos centralistas deixarao o osso e deixarao os Portugueses se organizarem e se governarem e sobretudo PAGAREM as DIVIDAS e os erros de gestao de anos e anos de administraçao centralista.