Regionalização retomada por Fernando Ruas

in "JN"

Entrevista a Fernando Ruas

(...)

A regionalização voltou à agenda política. Continua a fazer sentido?

Nunca fez tanto sentido como agora. Este poderia ser, de resto, um exemplo paradigmático de desacordo com a Associação Nacional de Municípios (ANMP). Mas não é. Embora tenha colegas que discordam do processo de regionalização, a associação é a favor.

Que vantagens pode a regionalização trazer hoje ao país?

Todos os objectivos que se traçaram, nos últimos anos, para um Portugal mais solidário, harmonioso e menos assimétrico, foram esquecidos. Presumo, por isso, que a regionalização será o último garante desse desafio.

O Governo pensará da mesma maneira?

Gostava de ver esta matéria mais explicitada no seu programa e saber, sem ambiguidades, se é um tema prioritário e para avançar. É que não conheço, nunca vi, nem me lembro de um Governo tão centralista. Mesmo alguns avanços que já tinham sido feitos, foram alterados. É o caso dos presidentes das comissões de coordenação e desenvolvimento regional que antes eram eleitos pelos autarcas, e agora são nomeados.

Por outro lado, o Governo só nos vai mandando dinheiro porque a lei a isso o obriga. É por estas e outras razões que a regionalização está actualíssima. Só não percebo porque se arrasta há tantos anos.

(...)

Comentários

Anónimo disse…
Apesar de alguns protagonistas políticos chegarem (sempre) atrasados, a regionalização (autonómica) é o programa político por excelência, para várias legislaturas, em direcção ao desenvolvimento.
Tudo o resto é inócuo, em que se teima insistir, infelizmente.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Rui Farinas disse…
O senhor presidente da ANMP não sabe porque razão a regionalização está encravada há tantos anos? Ou está a brincar (e aqui a brincadeira está deslocada) ou anda a dormir.