"Regionalizar não é uma prioridade"

O Ministro Vieira da Silva em entrevista ao JN


Lançou um repto político às gentes do Norte, para que se organizem. Isso é mais fácil de conseguir com ou sem regionalização?

Vieira da Silva:A regionalização é, ou pode ser, na nossa sociedade um factor favorecedor das dinâmicas de desenvolvimento económico e social.

Então, por que é que este Governo ameaça atirá-la para 2013?

Creio que o adequado modelo de regionalização poderá ter esse efeito. Mas também acredito que ele só poderá ter esse efeito se reunir o consenso social e político necessário para que se transforme não num factor de perturbação e divisão, mas de progresso e desenvolvimento.

Se entende que a regionalização pode ser um instrumento relevante para impulsionar as regiões, por que é que o Governo não toma a iniciativa de a colocar a debate?

O debate da regionalização nunca esteve ausente da nossa vida política, é permanente.

Repete-se nos programas de Governo, mas não na sua acção política...

Temos que ver a conjuntura que estamos a viver.

É por causa da crise económica que o debate não se faz?

Não é por causa da crise económica. A crise económica obriga-nos a um conjunto de prioridades.

E regionalizar não é uma delas?

O debate sobre a regionalização tem que ser profundo e mobilizador. Há mudanças estruturais que exigem um forte empenho e um alargado consenso. O Governo anterior fez um caminho no sentido de, não avançando para a regionalização, porque ela necessita de referendo (ninguém está a ver que ela não passe por aí…), dar um conjunto de passos no sentido de favorecer uma maior estabilidade do novo quadro administrativo territorial. Quando o debate surgir, veremos.

Há condições nesta legislatura de se fazer esse debate?

Não tenho a convicção disso. Vai depender de como evoluir a nossa situação económica, as prioridades do país e o debate político. O processo de uma regionalização ganhadora não pode correr o risco de ser derrotado outra vez. Há batalhas para as quais se tem que ir, não digo com a certeza de ganhar, porque isso nunca se tem, mas com mais garantias de que estamos a dar um passo que é compreendido.

|JN|

Comentários

barbed wire disse…
Cáfila de mentirosos... chupistas!!!
Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Trata-se de afirmações que não se integram em nenhuma perspectiva estratégica para o desenvolvimento do nosso País, ferida por uma absoluta ausência de políticas que sirvam o cumprimento de altos desígnios nacionais.
A comunicação social, enquanto não deixar de exercer o papel de carrasco de figuras mais ou menos conhecidas no pelourinho público jornalístico, nunca mais se poderá interessar por divulgar tudo o que possa contribuir para o desenvolvimento do nosso País, incluindo aqui com a necessária exigência a regionalização.
Tudo o resto não tem qualquer interesse, mesmo o caminho do insulto.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Anónimo disse…
Caro 7RA,tudo o que nao se enquadre no seu projecto de particao e' errado!Muito bem,nos os que queremos um pais descentralizado mas nao dividido pensamos que e' o senhor que esta' errado.
Anónimo disse…
Air Race: Comerciantes do Porto apelam a boicote aos patrocinadores

ASSOCIAÇÃO PREOCUPADA COM EVENTUAL DESLOCALIZAÇÃO DA PROVA PARA LISBOA



A Associação dos Comerciantes do Porto apelou ao boicote aos produtos das empresas TMN, Galp e EDP, que patrocinam o Red Bull Air Race, como forma de protesto contra a eventual deslocalização do evento para Lisboa.

"São muitos os prejuízos diretos e indiretos que a deslocalização do Red Bull Air Race trará para o nosso comércio, para os nossos comerciantes", declarou o presidente da Associação dos Comerciantes do Porto (ACP).

Em comunicado, Nuno Camilo diz que "não se compreende como é que os grandes patrocinadores do evento, TMN, EDP e Galp, têm nos seus conselhos de administração elementos nomeados pelo Governo e não se ouvem vozes de preocupação referentes ao comércio nesta região".

"A taxa de desemprego no distrito do Porto é uma das mais elevadas do país, mas mesmo assim não existe preocupação do poder central em promover a região", criticou.

É neste contexto que a ACP apela "ao boicote no consumo dos produtos da TMN, Galp e EDP", acrescentando que "só falta tirarem o vinho do Porto e o Futebol Clube do Porto à região do norte".

A ACP recorda que "as corridas Red Bull Air Race são uma excelente forma de promoção turística da região e uma verdadeira oportunidade para dinamizar e fortalecer o comércio tradicional".
In record
Anónimo disse…
Caro Anónimo das 07:15:00 PM,

Peço imensa desculpa mas não consegui compreender o seu comentário, o qual agradeço.
Mas ainda consegui perceber que, para muita gente, a regionalização autonómica parece não corresponder a uma política descentralizada.
Enfim, limitações ...

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Anónimo disse…
Caros Anónimos,

Já não é a primeira que alguns comentaristas anónimoos, mas não só, aparecem a mencionar a eventual intransigência do modelo de desenvolvimento que insistentemente venho a defender neste blogue da regionalização.
Gostaria de esclarecer que se trata apenas de uma afirmação sobre o que considero ser a melhor solução política para os problemas do nosso subdesenvolvimento e turnismo político que, pelos vistos, não é exclusivo da actividade política.
Por isso, interessa-me muito pouco que discordem do que costumo apresentar como solução política estrutural e estruturada porque nunca quis e não quero impor nada a ninguém; interessa-me ainda menos que me considerem como alguém que não tolera outras soluções que não a solução regional e autonómica porque não é esse o meu objectivo e desgosta-me que não apareça aqui ninguém a apresentar projectos alternativos mas estruturados para assegurar o desenvolvimento da sociedade portuguesa, propondo soluções eficazes e inovadoras para implementar em várias legislaturas e não ao sabor da corrente utilitarista e de curto prazo muito em voga com os resultados conhecidos do turnismo político: o "lanterna vermelha da Europa" há dezenas e dezenas de anos, sem qualquer hipótese, mesmo remota, de ter conhecimento das condições de chegada da nossa vida colectiva a situações claras de desenvolvimento e das condições de sustentabilidade da sociedade portuguesa, em termos de longo prazo.
Finalmente, peço aos intervenientes neste blogue que não insistam no mesmo porque nada do que costumam imputar-me está na minha mente, nos meus métodos de intervenção, nem sequer na minha maneira de ser e, se insistirem, revelam falta de imaginação. Por último, geralmente, os que acusam os outros disto ou daquilo enfermam exactamente dos defeitos acusadores, sempre assim foi e há-de ser até ao fim dos tempos, especialmente nas sociedades não educadas para o desenvolvimento mas para o inchaço económico.
E, quando não há argumentos objectivos e legítimos contra, já se sabe o que acontece a seguir, infelizmente: insultos (não foi o caso, mas já aconteceu) ou o mas, o tal adversativo em que somos especialistas depois de se elogiar uma pessoa ....
Por isso, repito, não percam tempo em escrever que sou isto ou aquilo, que pretendo isto ou aquilo por ser, no mínimo, uma perda real de tempo, passando a aplicá-lo na propositura de soluções desenvolvimentistas e inovadoras que bem precisas são.
Finalmente, deixem nas catacumbas do inútil: o RED RACE, a F1, a gestão "nortenha" do Aeroporto de Pedras Rubras, a AMP, a AMdT, a gestão do que quer que seja for "nortenho" para afirmação inequívoca do poder "nortenho (parece que ninguém se dá conta da "bacoquice" desse discurso; a propósito não haverá ninguém interessado em querer gerir o "Casão do Norte"?)

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)