Factores que influenciam o êxito económico de um território

Num contexto de economia aberta e em profunda transformação, é preciso ser capaz de tirar partido de vantagens competitivas existentes ou a construir, o que, em muitos casos, passa pelo melhor aproveitamento dos recursos e competências dos territórios.

Conforme sublinhava Michael Porter já em 1993, neste mundo dominado pela competição à escala global, as diferenças de valores, cultura, estruturas económicas, instituições, infra-estruturas e a própria história são factores que influenciam decisivamente o êxito económico de um território.

|J. Cadima Ribeiro|

Comentários

"as diferenças de valores, cultura, estruturas económicas, instituições, infra-estruturas e a própria história são factores que influenciam decisivamente o êxito económico de um território."

Estes argumentos apenas sublinham e apoiam a necessidade de uma regionalização em Portugal, para combater o centralismo vigente, e a necessidade de uma regionalização próxima da realidade, que mais tarde ou mais cedo tem que refutar o mapa das 5 regiões, que peca precisamente por juntar zonas de "valores, cultura, estruturas económicas, instituições, infra-estruturas" diferentes, e com uma história bem diferente também.
Não sou só eu que o digo, isto não é uma casmurrice minha. Várias personalidades nacionais e internacionais de diversas áreas dão opiniões que, aplicadas em Portugal, convergem no mapa de 7 regiões, e mesmo em Portugal o apoio dos cidadãos (que o conhecem) a este mapa tem vindo a crescer. Basta dar uma volta pela blogosfera ou pelas redes sociais para o perceber.