Movimento Norte Sim oficializado a 22 de Abril

A defesa da criação de uma região Norte num país regionalizado é o objetivo do Movimento Regionalista Norte Sim, que se apresenta formalmente dia 22, num jantar debate em Paredes, disse hoje à Lusa um dos promotores, Ricardo Luz.

“O nosso objetivo é um: a regionalização em Portugal e a criação de uma região Norte. Queremos tentar mobilizar o máximo possível de cidadãos. Para chegar à regionalização, primeiro temos de informar as pessoas porque a defendemos e de lhes dizer o que estamos a perder por não termos um país regionalizado”, adiantou o empresário.

O Norte Sim é um “movimento político não partidário” que reúne, para já, “cerca de 100 pessoas no Norte que defendem a regionalização”, referiu Ricardo Luz.

"Gostaria que aparecessem projetos similares noutras regiões”, acrescentou.

Para além de influenciar os cidadãos e “promover o debate”, o movimento pretende, também, segundo o seu promotor, “influenciar os eleitos para tomar decisões”, sejam elas a promoção da regionalização ou a opção pelo referendo.

Entre as iniciativas previstas, para depois da apresentação formal do movimento, estão a organização, “todos os meses, de jantares debate em várias cidades do Norte”, abertos “a quem queira participar”.

A publicação de uma newsletter e a “participação num programa semanal do canal por cabo RTV” são outras das atividades planeadas.

|Norte Sim|

Comentários