Estado da Nação a Norte - 'cluster' do Calçado

Exportação de calçado acelera

É caso para falar de um sector em contraciclo. As empresas portuguesas de fabrico de calçado atravessam nesta altura o melhor período dos últimos 10 anos, sobretudo no que toca à vertente da exportação.

|Secundino Cunha|

O presidente da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado (APICCAPS), Fortunato Frederico, refere, em declarações ao Correio da Manhã, que "os indicadores são muito positivos", assegurando que "são poucas as empresas que, para satisfazerem prazos das encomendas, não têm necessidade de se socorrer de trabalho extraordinário".

Em 2009, o volume de exportações do calçado português atingiu os 1300 milhões de euros, devendo neste ano, pelas contas dos industriais, ultrapassar os 1500 milhões, atingindo o melhor registo da década.

"O sector emprega 35 mil pessoas, e posso assegurar-lhe que serão poucos os trabalhadores que não são convidados a fazer horas extras tal é o volume de encomendas do estrangeiro, nomeadamente da França, que é o país que mais importa", disse ao CM Fortunato Frederico.
De resto, se o final de 2009 não tivesse ficado marcado pelo fim da Rhode e pela estagnação da Aerosoles, os números seriam ainda, efectivamente, melhores.

CINCO MILHÕES DE PARES DE SAPATOS
É o que os portugueses compram por ano ao nível do calçado de fabrico português. Quando se fala de ‘pares de sapatos’ refere-se todo o tipo de calçado. Mais de 90% da produção, ou seja, 60 milhões de pares, vão directamente para o mercado externo, sobretudo para França.

EXPORTAÇÃO AOS PREÇOS MAIS ELEVADOS DO MUNDO
O par de sapatos, sandálias ou botas fabricado em Portugal é vendido para o exterior a um preço médio de 20 euros. Trata-se de um dos preços mais elevados do Mundo, apenas batido pela Itália, que apresenta o seu calçado para exportação a 21,50 euros o par.

DISCURSO DIRECTO

"O CALÇADO É EXEMPLO PARA TODOS OS SECTORES": Henrique Neto, empresário do sector dos moldes
(...)
Quer dizer que o calçado é o único bom exemplo?
– Com dimensão e como sector, é. Lamentavelmente, a situação, em geral, é muito complicada.

Porquê?
– Porque os nossos governantes continuam a favorecer as grandes empresas, quando o grosso da exportação é protagonizado pelas PME. Só que as PME passam por apertos tremendos, o que causa esta má situação.

APOSTA EM PREÇO E NA QUALIDADE
A relação qualidade/preço e a honra dos compromissos assumidos são os segredos do êxito do sector do calçado em Portugal. Para Fortunato Frederico, "este é um exemplo de que a deslocalização da produção para os chamados países emergentes, como a Índia e a China, nem sempre foi uma opção acertada". Nesta altura, Portugal exporta 95 por cento da produção.

VERDADEIRO 'CLUSTER'
O facto de ter sido o primeiro sector da indústria portuguesa a criar um centro tecnológico é outra das razões do actual sucesso. É que, além da inovação nos sapatos, também inova nos equipamentos.

AINDA HÁ 1300 EMPRESAS
Apesar das várias falências registadas no sector, sobretudo no ano passado, há ainda no nosso país 1300 firmas de fabrico de calçado, a empregar 35 mil pessoas.
.

Comentários