Seminário Internacional “Promover a Coesão, Descentralizar o Estado, Desenvolver as Regiões: Que desafios em Portugal e na Europa?


APRESENTAÇÃO

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e o Conselho Regional do Norte promovem, a 7 de Julho de 2010, a realização do Seminário Internacional “Promover a Coesão, Descentralizar o Estado, Desenvolver as Regiões: Que desafios em Portugal e na Europa?”, que se realiza na cidade do Porto, com a participação de um reputado conjunto de personalidades e especialistas.

Esta iniciativa pretende, através de diversos testemunhos sobre experiências nacionais e europeias, debater os desafios actuais da coesão territorial, de modernização e descentralização do Estado e do desenvolvimento das Regiões, no contexto português e comunitário. A análise comparativa de diferentes modelos e experiências internacionais, designadamente ao nível do modelo de governação, da distribuição de competências entre diferentes níveis de administração pública e do financiamento, contribuirá para identificar os exemplos mais pertinentes, quer pelas semelhanças face ao contexto nacional, quer pelas boas práticas na modernização do Estado, assim como pelo seu impacto no sucesso das políticas de coesão, no desenvolvimento regional e na aplicação mais eficaz dos fundos estruturais da União Europeia em Portugal.

Participe desta iniciativa!

PROGRAMA
.

Comentários

Rui Farinas disse…
Em tese, esta parece ser uma iniciativa interessante. No entanto, como tudo o que tem origem no governo centralista e diga respeito à regionalização,esta iniciativa não pode ser tomada à priori pelo seu valor facial. Mantenho um pé atrás e fico à espera, com muita curiosidade, de ver o que sai dali.
Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Gostaria de me convencer que esta útil e necessária iniciativa vai introduzir soluções inovadoras, consistentes e desenvolvimentistas, com todas as consequências na reestruturação convincente e definitiva dos organismos e estrutura de todo o Estado.
Provavelmente ainda ninguém o disse, mas a estrutura do Estado funciona como uma espécie de "custos fixos" de toda a Sociedade Portuguesa que convém racionalizar e melhor empreender. E não se trata de soluções economicistas, mas de soluções de desenvolvimento.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)