Centro junta-se ao Alentejo e Extremadura espanhola

A região Centro uniu-se ao Alentejo e à província espanhola da Extremadura para criar um território único, contínuo e de grande dimensão, que seja reconhecido pela União Europeia. Sendo cada uma delas, de per si, regiões deprimidas quando olhadas de Bruxelas, se estiverem unidas sob a designação de Euroace têm mais hipóteses de vingar no espaço competitivo europeu. Depois de amanhã, dia 3, terá lugar em Mérida (Espanha) o I Conselho Plenário da Comunidade de Trabalho.

Na ocasião, será apresentada a Estratégia Euroace 2020 para “enquadrar e apoiar o envolvimento de todos os agentes das três regiões – públicos e privados – num processo estruturante de cooperação transfronteiriça”, refere a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em nota de imprensa.

O que se pretende é participar na programação da política de coesão para 2014-2020, que começa agora a ser preparada a nível europeu. Criada em 21 de Setembro de 2009 pelas respetivas comissões de coordenação, a Euroace pretende agora dar o próximo passo, que João Cordovil, presidente da CCDR do Alentejo, garante incluir “um laboratório que esclareça quem faz o quê e que caminhos podemos ir adequando aos nossos objetivos de progresso”.

“É programação feita atempadamente”, constata Pedro Coimbra, vice-presidente da CCDRC, sublinhando o enfoque nas áreas da investigação, cultura, energias renováveis, saúde, floresta e agricultura, onde existem pontos comuns às três re¬giões de ambos os países.

|as beiras|
.

Comentários