Cartões de Eurocidadãos Verin - Chaves

A Eurocidade Verin-Chaves pretende a curto prazo compartilhar serviços básicos relacionados com a saúde e o transporte público, assim como projectos de dinamização turística, dos quais a população poderá usufruir a partir de 2011.

Em Verin realizou-se a primeira reunião do ano da Comissão de Trabalho Galiza – Norte de Portugal na qual foi entregue, de forma simbólica, os primeiros cartões de eurocidadãos, que oferecem vantagens comuns para os seus habitantes, ao mesmo tempo que contribui para gerar o sentimento de pertencer a um projecto comum transfronteiriço.

O cartão de eurocidadão vai permitir, aos flavienses e aos verinenses, aceder às bibliotecas municipais, às instalações da piscina climatizada, ao pavilhão de A Granxa em Verin ou às termas de Chaves. Os responsáveis pensam que em Fevereiro já poderão entregar os primeiros cartões.

O funcionamento do transporte público entre as duas localidades será uma realidade antes do final de 2011.

Na área do turismo existe um projecto transfronteiriço para criar um centro de formação e investigação turística – termal que colocará a eurocidade nesta área, no topo na Península Ibérica. O projecto tem garantido 2 milhões de euros vindos de fundos europeus através do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal (POCTEP), e conta com a participação de ambos os municípios, da Diputación de Ourense, da Região de Turismo do Porto e Norte, e da Junta da Galiza entre outros.

Dentro deste projecto de cooperação pretende-se desenvolver um hotel - escola termal em Verin e um balneário - escola e um laboratório em Chaves. Também impulsionará um rota transfronteiriça termal e da água na região.

Nos dois últimos anos a eurocidade Chaves-Verin conseguiu aprovar 4 projectos europeus, três incluídos no POCTEP e um URBAT, o que revela o excelente trabalho realizado.

O Eurocidade estrutura-se em 3 eixos: criar um sentimento de eurocidadania, impulsionar o desenvolvimento sustentável e a dinamização económica transfronteiriça

|aicep|
.

Comentários