Norte de Portugal e Galiza pioneiros na electromobilidade na Europa

Porto e Vigo unidos pelo Primeiro Corredor Europeu para Automóveis Eléctricos

As cidades do Porto e Vigo estarão unidas, a partir de Outubro, pelo primeiro corredor transfronteiriço para veículos eléctricos na União Europeia. Este projecto, de nome Mobi2Grid, é uma iniciativa do Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel – CEIIA de Portugal e do Centro Tecnológico de la Automoción de Galicia – CTAG da Galiza.

A partir de Outubro vai existir na autoestrada A3 (Portugal) oito postos de recarga rápida para veículos eléctricos, quatro em cada sentido, que se complementam com outras estações de recarga lenta na cidade viguesa.

O projecto tem um orçamento inicial de 1,8 milhões de euros, um prazo de execução de 2 anos, é fruto da estreita colaboração dos dois centros tecnológicos e está previsto estar em funcionamento a primeira fase este próximo Outono.

Este projecto está financiado a 70% pelos fundos comunitários e os restantes 30% pelos promotores com a colaboração de investidores privados.

A instalação do Mobi2Grid será da responsabilidade de empresas portuguesas e galegas através de concursos públicos.

Em estreita colaboração com os Centros Tecnológicos, para melhor desenvolvimento do projecto, existe um grupo de trabalho aberto a todos os agentes implicados no veículo eléctrico: empresas do sector automóvel, companhias eléctricas, empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC), administrações e Universidades.

Com este projecto pretende-se que o Norte de Portugal e da Galiza sejam pioneiros na electromobilidade na Europa.

|aicep|
.

Comentários