Regionalização e os Partidos: CDU- Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV)

CDU- Coligação Democrática Unitária
Coligação entre o PCP- Partido Comunista Português e o PEV- Partido Ecologista «Os Verdes»
Dirigentes: Jerónimo de Sousa (PCP) e Heloísa Apolónia (PEV)
Concorre a todos os 22 círculos eleitorais

A CDU tem-se assumido desde sempre como uma forte defensora da Regionalização. Com efeito, foi uma das promotoras activas do projecto de Regionalização apresentado em 1995-1998, tendo apresentado também um mapa de regiões que, após negociação com o PS, se transformou no mapa submetido a referendo em 1998.

No seu programa para as eleições de 2011, a CDU reafirma a sua defesa da Regionalização, tendo vários dos seus membros feito já declarações importantes sobre o tema. De destacar as palavras de Jerónimo de Sousa, que em Fevereiro se pronunciou sobre o abandono desta reforma por parte do PS e do PSD: «Há muito tempo que tanto PS como PSD muitas vezes punham (...) lebres de corrida a falar de regionalização, quando, um e outro, já tinham decidido que, nesta legislatura, não existiria nenhum processo de regionalização (...) Agora, a perspectiva é distender esse prazo, esse tempo, impedindo assim a concretização daquilo que é constitucional, de um referendo sobre a regionalização».

Honório Novo, cabeça-de-lista pelo círculo do Porto, é outra das vozes da CDU que mais fala sobre este tema, tendo-se manifestado desagradado com o impasse que se montou à volta desta questão: «custa falar e repetir as manifestações políticas da CDU e PCP que desde sempre são favoráveis à regionalização e perceber que, independentemente da posição pessoal favorável de cada um dos candidatos, alguma coisa emperra».

Também o PEV se tem pronunciado acerca desta matéria. Partiu de Heloísa Apolónia, deputada ecologista, aquela que foi uma das maiores referências à Regionalização na Assembleia da República em toda a presente legislatura, quando confrontou José Sócrates com o programa de Governo que apresentara em 2009 e que previa a Regionalização, perguntando ao Primeiro-Ministro se essa referência era «uma gafe da cópia do programa eleitoral para o programa do Governo, ou é a passagem desta concretização para a outra legislatura, procurando nesta angariar apenas alguns apoios à causa?». A deputada considerou a Regionalização «a questão determinante e fundamental para o combate às assimetrias regionais».

Ao
mail que enviei a todos os partidos e coligações concorrentes pedindo esclarecimentos sobre este tema, a CDU respondeu com uma declaração que colocarei no post seguinte.

João Marques Ribeiro


Comentários