Reforma Administrativa: Ecos da Beira Interior

Extinção de Freguesias.

O coordenador no distrito da Guarda da ANAFRE, admite o fim de algumas freguesias, mas apenas nas sedes de concelho.


Luís Soares considera que aplicação cega da medida, no interior do país, poderá levar a que muitas aldeias fiquem completamente abandonadas.

O distrito da Guarda poderá vir a ficar com apenas 36 freguesias, ou seja perder 300as, no âmbito da medida de redução anunciada pelo Primeiro Ministro, se for seguido o critério de ficarem a existir, apenas aquelas, com mais de mil eleitores.

Pedro Passos Coelho disse recentemente que vai incentivar a Associação Nacional de Freguesias, com vista à redução substancial.

A Rádio F, falou com Luís Soares, coordenador distrital da ANAFRE, que frizou que "os autarcas da região continuam a ser contra a extinção das freguesias", no entanto admitem "outro sistema que não prejudique ainda mais, o interior do país".

Luís Soares, mostra-se receptivo ao fim de algumas freguesias, nas sede de concelho, como é o caso de Lisboa, e que virá a ser na Covilhã.

No entanto alerta que se a medida do Governo, tiver em conta o critério do número de eleitores, a situação pode ser ainda mais preocupante, no caso do distrito da Guarda, uma vez que perderá 300 freguesias.

O coordenador distrital da Anafre é da opinião de que deve haver uma distinção das competências nas freguesias.

No âmbito desta medida que o Governo pretende levar a cabo em todo o país, a Anafre já antecipou para o primeiro fim de semana, de Dezembro, a realização do Congresso nacional, que estava marcado para Janeiro.

Recordo que o delegado distrital da Anafre, mostra-se preocupado com a possibilidade do encerramento de freguesias no distrito da Guarda, onde actualmente existem 336.

Luís Soares admite no entanto uma reestruturação nomeadamente ao nível das competências e o fim de algumas freguesias nas sede de concelho.


Rádio Fronteira (Vilar Formoso, Beira Interior)

Comentários

manuel amaro disse…
Existem 336 freguesias.
Vai perder 300?
Aplicação cega da medida?
Qual medida?
Quem aplica a medida cegamente?
Que "raio" de conversa é esta?

Mesmo que fosse um cego a aplicar a medida... a Guarda, com 172 mil eleitores, teria sempre, no mínimo, cegamente, 172 freguesias...
Assim, não há "pachorra"...