Trás-os-Montes: Autarca de Bragança contesta portagens em auto-estrada

Os primeiros nove quilómetros da auto-estrada transmontana, na variante sul de Bragança, obrigam ao pagamento de portagens antes da conclusão da via.

«Uma situação insensata e com uma abertura quase às escondidas». É desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Bragança classifica os primeiros quilómetros da auto-estrada com portagens ao distrito.

«É uma situação insensata e de falta de transparência porque o que se impunha era que a Estradas de Portugal procedesse atempadamente à divulgação da data de abertura das condições e das tarifas, para que os cidadãos possam fazer o pagamento caso queiram utilizar essa via», afirma Jorge Nunes.

O autarca exortou os automobilistas a utilizarem a alternativa ao troço da autoestrada que abre esta quarta-feira com portagens, por entender que o pagamento só devia ocorrer depois da conclusão da via.

«Parece-me que é uma abertura quase às escondidas, sem as pessoas saberem, há alguma coisa que está errada», defende.

Bragança era o único distrito do país sem um quilómetro de autoestrada e os primeiros a abrirem são precisamente os únicos nove que sempre estiveram classificados como portajados no contrato de concessão.

Trata-se da variante sul de Bragança que liga os nós da Cantarias e das Quintas da Seara e que tem portagens por ficar como alternativa à variante norte correspondente a 17 quilómetros do actual IP4 sem custos.

Para o director-geral da concessionária, Rodrigues de Castro, «não há nada de errado» com estes quilómetros de auto-estrada.

«É um troço totalmente novo. São 130 quilómetros de auto-estrada nova que vai andar muito em cima do actual IP4. Por isso é um dos primeiros troços a abrir, não tem nada que ser conotada», sustenta.

Nesta variante a Bragança, tal como a de Vila Real, que vai abrir no próximo ano, as portagens funcionam por identificação de matrícula, como nas SCUT.

|DT|
.

Comentários

Anónimo disse…
Ilariante Sr. Presidente. Temos de pedir e fazer o mesmo a algumas obras de manifesto desemquadramento estrutural que realizou. TENHA SENSO.....
Anónimo disse…
Ilariante Sr. Presidente. Temos de pedir e fazer o mesmo a algumas obras de manifesto desenquadramento estrutural que realizou. TENHA SENSO.....
Devia ter reivindicado um traçado integralmente novo da A4...onde estava o Senhor????