"O comércio é que está a pagar a crise"

Nos últimos quatro meses encerraram quase trezentas lojas na cidade de Braga.

O presidente da Associação Comercial de Braga (ACB), Domingos Macedo Barbosa comenta estes encerramentos dizendo que "do ponto de vista da actividade económica, o comércio é que está a pagar a crise".

De acordo com o Presidente da ACB tudo isto "é o relexo da retração". A maioria das lojas que encerraram são no centro da cidade e arredores. Domingos Macedo Barbosa admite que a conjuntura da economia ‘pode mais’ do que as intervenções urbanísticas que se têm feito na cidade.

A maioria das lojas que encerra é no pronto a vestir e em serviços, como cafetarias, por exemplo. Domingos Macedo Barbosa relembra o plano de emergência que foi pensado "há mais de um ano", plano que "também já foi apresentado ao novo Governo, "mas a ACB continua à espera de respostas".

A Câmara Municipal de Braga está a estruturar um plano de regeneração urbana. Para Domingos Macedo Barbosa, isso “seria a melhor vitamina” para o comércio da cidade. A atracção de pessoas para viver no centro da cidade é um dos objectivos da regenaração urbana.

O Presidente da ACB acredita que "a cidade vai ganhar assim mais atractividade, motivando outros comerciantes e empresas a virem para a cidade".

A ACB vêm com bons olhos "projectos como o Liberdade Street Fashion, e por isso a cidade tem de oferecer condições para mais iniciativas destas". Tem-se falado de uma possível deslocação da Loja do Cidadão, Domingos Macedo Barbosa garante que "não há dados que confirmem essa decisão", e não acredita "uma vez que é um espaço muito importante para a vitalidade da cidade".

|J. Cadima Ribeiro|

Comentários