FantasPorto


Arranca o mais internacional Fantasporto de sempre.

Na sua 32ª edição, o festival de cinema da Invicta propõe-se discutir também o futuro de outras áreas da sociedade.

Começa hoje o Fantasporto, Festival Internacional de Cinema do Porto, este ano com um recorde de países representados. No total, serão apresentados 406 filmes de 33 países.
O certame vai contar com uma homenagem aos 30 anos da estreia de “Blade Runner”, de Ridley Scott, filme de culto do cinema de ficção científica que foi ante-estreia no Fantasporto em 1982.
  
Para além do cinema, o festival este ano vai discutir o futuro de várias áreas da sociedade, com debates e exposições, que vão “desde a cirurgia, às biomédicas, aos têxteis, áreas mais normais com as artes” explica o director do Fantasporto, Mário Dorminsky, acrescentando que convidaram “oradores significativos” para falar sobre “economia, política, internet e a sua importância no futuro”.
A crise não assusta a organização do Festival, porque “as pessoas não participam financeiramente mas fazem enormes descontos, como é o caso da hotelaria, da restauração, de transportes rápidos para os filmes, tudo o que tenha a ver com áreas de gráficas, temos grandes descontos”, explica o director.
O sistema de permutas e descontos entre empresas significa que “o custo global do festival será idêntico ao que era há cinco anos atrás”, acrescenta Mário Dorminsky.
O Fantasporto decorre até 4 de Março, nas principais salas da cidade do Porto.

Pode consultar o programa do Festival em www.fantasporto.com
.

Comentários