Fusão de Porto e Gaia ?

A maioria dos habitantes do Porto e de Gaia (45%) concordam com fusão dos dois municípios, de acordo com uma sondagem efetuada para o JN. Mas o entusiasmo é maior entre a população da Invicta.

Passariam a ser 539 mil pessoas. As suficientes para rivalizar com Lisboa (547 mil) e para satisfazer as ambições de Luís Filipe Menezes, o presidente da Câmara de Gaia que não esconde a intenção de dar o salto para a Câmara do Porto. E também o responsável por recuperar para a agenda política a hipótese de uma fusão entre Porto e Gaia.

A proposta parece ter cativado a maioria dos habitantes dos dois concelhos, mas "é melhor acolhida na margem direita do Douro. Seja porque há mais portuenses (46,7%) do que gaienses (43,4%) a responder positivamente à hipótese de fusão; seja porque há menos portuenses (26,9%) do que gaienses (32,8%) a rejeitarem a criação de um único município.

Fernando Gomes, que em tempos acolheu a ideia, olha para o Porto e vê uma cidade metida num colete de forças. À sua massa crítica não corresponde dimensão territorial. Um problema que se resolveria com a integração do imenso território a Sul.

Uma visão "colonialista" do Porto face a Gaia que, de certa forma, a sondagem reflete. Vejam-se as respostas a propósito da designação do futuro município: os gaienses inclinam-se (76,5%) para a junção dos dois nomes (Porto/Gaia); os portuenses não parecem encontrar mais valia nessa junção e preferem Grande Porto (43,9%).

A mesma sobreposição do Porto sobre Gaia nota-se nas respostas sobre o local onde deveria ficar instalada a sede do novo poder municipal. Uma aparente divisão salomónica é a preferida dos inquiridos: Assembleia Municipal em Gaia, Câmara no Porto. Ou seja, uma sede protocolar em Gaia e a verdadeira sede do Poder no Porto.
Ler Artigo Completo
.

Comentários

claudio disse…
que treta... que treta!!!!

os tripeiros querem se fundir com gaia?????? nao me parece... e ainda nao vi ninguem apontar razoes decentes para esta estupida fusao, porque nao ha outro nome...

é que nem é partilha de poderes ou melhoramenteo da administracao entre estes 2 concelhos! é mesmo criacao de uma nova cidade ao qual se cheque ao ponto ridiculo de lhe chamar porto/gaia.... quer dizer...

é que gaia ignora as freguesias a sul porque coitadas.... mas o porto ja mete campanha, que parece igualmente do sub mundo?!?!?!

gaia tem as caves e a vila deste? qual é o objectivo de rivalizar com lisboa? lisboa é capital e natural que seja a maior cidade. lisboa é portugal... nao entendo sinceramente.

se querem maior competencia e uma cidade maior, trabalhem com TODOS OS OUTROS 4 MUNICIPIOS do grande porto! matosinhos tem leixoes, maia tem aeroporto e valongo tem a maior area florestal protegida! o que sao menos que gaia?

ridiculo... absolutamente ridiculo!
Caro Claudio,

Concordo consigo, fundir os municípios do Porto e de Gaia para fazer frente a Lisboa é, no mínimo, parolice.

Em vez de andarem a desviar as atenções das pessoas com estas questões menores e que apenas servem a agenda pessoal de certos políticos, debrucem-se mas é sobre as questões relacionadas com a instituição de verdadeiras áreas metropolitanas com um menu alargado de atribuições e competências e, sobretudo, com a eleição direta dos seus representantes.

Cumprimentos,