A
construção da Autoestrada do Marão, que inclui um túnel rodoviário de 5.6
quilómetros e vai ligar Vila Real a Amarante, está parada há um ano e conta já
um atraso global de 20 meses.
A
27 de junho de 2011 e pela terceira vez desde o início da empreitada no verão
de 2009, as obras nesta autoestrada foram suspensas. Primeiro por causa de duas
providências cautelares e depois alegadamente devido a falta de financiamento,
o facto é que o Túnel do Marão conta já com 20 meses de atraso.
A
primeira previsão para a conclusão da obra apontava para o início de 2012.
Em
fevereiro de 2011, aquando de uma visita do então primeiro-ministro, José
Sócrates, à obra, o presidente do Conselho de Administração da Autoestrada do
Marão, Francisco Silva, previa fazer a ligação entre as duas frentes dentro de
um ano, concluindo assim a parte de escavação.
Na
altura, este responsável referiu ainda que o prazo de conclusão da obra
apontava para novembro de 2012.
Esta
autoestrada, que inclui o maior túnel rodoviário da Península Ibérica, tinha um
custo inicial estimado de 350 milhões de euros, em pico de obra chegou a dar
emprego a 1.400 trabalhadores e a envolver cerca de 90 pequenas empresas.
Ao
longo deste ano, a concessionária Autoestrada do Marão nunca se pronunciou
publicamente sobre a suspensão dos trabalhos, que tinha um prazo inicial de 90
dias, depois foi prolongado por mais 60 dias.
Por
sua vez, o Governo, através do secretário de Estado das Obras Públicas,
Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, tem reafirmado o empenho em
encontrar soluções para a obra.
Por
diversas vezes, autarcas e empresários mostram-se preocupados e reivindicaram o
reinício dos trabalhos.
Uma
das vozes mais interventivas tem sido a do dirigente do Sindicato da Construção
de Portugal, Albano Ribeiro, que, no início deste mês, chegou a ir até à porta
do Ministério da Economia, em Lisboa, para reclamar o recomeço da empreitada.
«Já
há trabalhadores e famílias que estão a recorrer ao banco alimentar ou que não
têm dinheiro para comer», sublinhou na altura o responsável.
Albano
Ribeiro considerou que esta suspensão está ainda a contribuir para o agravar da
situação complicada que o setor da construção atravessa neste momento.
A
Autoestrada do Marão vai juntar-se à Autoestrada Transmontana, entre Vila Real
e Bragança, que permitirá reduzir a sinistralidade em 23 por cento.
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@Diário
Trás os Montes
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