Centralistas e anti-regionalistas ao ataque...!

Encostados aos pedidos de ajuda financeira das diversas autonomias do Reino de Espanha e no amontoado de dívidas, quer da Região Autónoma da Madeira, quer de muitos dos municípios portugueses, ultimamente temos assistido a um desdobrar de campanhas de (des)informação por parte dos centralistas e dos antirregionalistas. 


Está bom de ver que estas campanha têm como objetivo associar estas situações de dificuldade aos supostos malefícios endógenos e sistémicos da descentralização e da regionalização.

Todavia, estes são argumentos muito fáceis de desmontar pois, este fenómeno das dificuldades financeiras com que se confrontam as instituições visadas prendem-se com questões de sobre-endividamento e de dívidas a fornecedores que, como toda a gente sabe, são matérias do foro da (má) gestão e não da área político-administrativa. 

A prova disso é que, felizmente, em Portugal temos uma Região Autónoma (Açores) e muitos municípios, bem geridos e, portanto, imunes a estes problemas.
.

Comentários

Rui Valente disse…
Falta ainda acrescentar à lista dos centralistas e anti-regionalistas, os falsos-regionalistas [que são os piores, mas nem por isso difíceis de diagnosticar] :-)

Se quiser, eu identifico-os, um a um...
claudio disse…
faça isso por favor entao.. so uns poucos..