Perguntas sobre a Regionalização

Em vez de distrair o país e gastar energias com a regionalização, não seria melhor tratar de questões muito mais importantes e urgentes como o desemprego, a salvaguarda e a melhoria dos sistemas de saúde e de educação, os problemas da habitação e as más condições de vida de muitos portugueses?

É um facto que há muito para fazer nos domínios da saúde, educação, habitação, emprego e melhoria das condições de vida da população, mas será que avançar em matéria de regionalização é pôr em causa a resolução destes problemas?
Melhorar os sistemas de saúde e de educação, fomentar a habitação e a criação de emprego, melhorar as condições de vida da população é exatamente disso que trata a regionalização. Com ela procura-se que decisões públicas nesses domínios que hoje são tomadas a nível central por quem está longe das necessidades das populações e não responde diretamente perante elas passem a ser tomadas de forma descentralizada, mais próximo daqueles a quem dizem diretamente respeito e com melhor conhecimento das necessidades a satisfazer.
Se assim fôr haverá mais eficiência na decisão pública e, por isso, esses problemas serão melhor resolvidos do que com processos de decisão centralizados como atualmente. 
.

Comentários