DOURO: Vendas de vinho em alta !

Nos primeiros seis meses do ano, vendas de vinho do Porto geraram receitas de 138 milhões.


O maior crescimento registou-se no Reino Unido.

As vendas de vinho do Porto geraram receitas de 138 milhões de euros no primeiro semestre, mais seis milhões de euros do que no ano passado.

"Num período de contração económica, um aumento nas vendas de vinho do Porto é um sinal francamente positivo para as exportações portuguesas, sobretudo tendo em conta o que representa este produto bandeira", afirmou, em comunicado, o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Manuel de Novaes Cabral.

Nos primeiros seis meses de 2012, as vendas deste produto aumentaram 4,2% no mercado português e internacional, comparativamente com igual período do ano passado.

O maior crescimento registou-se no Reino Unido, que comprou mais 22,6% que no ano anterior, designadamente 11 milhões de euros, e consolida a sua posição como o quinto maior mercado para o vinho do Porto. Holanda e Bélgica também contribuíram para o aumento das vendas.

Enquanto a Holanda comprou cerca de 18,2 milhões a Bélgica ascendeu aos 15,6 milhões de euros. Neste período, Portugal comercializou mais 16,6% deste néctar que é produzido na Região Demarcada do Douro, correspondendo a um volume de negócios de 17,8 milhões de euros.

O IVDP anunciou ainda que, neste semestre, também o vinho DOC Douro registou um aumento de vendas, nomeadamente 39 milhões de euros, mais 4,2% que no período homólogo do ano anterior. De acordo com o instituto público, o maior aumento registou-se em Angola, que se posiciona, assim, no terceiro lugar no mercado desta categoria com um aumento de 65%, num total de dois milhões de euros.

Contrariando a ligeira contração sentida na venda de vinho do Douro em Portugal, também a Alemanha comprou mais 25% de vinho DOC Douro neste primeiro semestre, ascendendo aos 1,9 milhões de euros. Segundo o IVDP, registou-se um aumento do preço médio na ordem dos 3,9%.

Lusa, 2012-09-25

Comentários