VOZES DO NORTE CONTESTAM CENTRALISMO DO GOVERNO

Multiplicam-se as vozes do Norte que apelam a um sobressalto cívico contra o excesso de centralismo. A ideia lançada pelo eurodeputado do PSD, Paulo Rangel, já recebeu apoio de Rui Moreira e Silva Peneda. Todos estão preocupados com a privatização dos aeroportos, a perda de influência da Comissão de Coordenação Regional, a perda de produção na RTP Porto e os cortes na Casa da Música.

Autarcas do norte contestam venda da ANA à Vinci

Enquanto o Eurostat não anuncia a sua avaliação do negócio, a privatização da ANA, decidida na quinta-feira em Conselho de Ministros, está a ser contestada. O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, afirma que os interesses regionais foram esquecidos. O Governo garante, por sua vez, que a alienação salvaguardou o interesse e a coesão territorial. O Presidente da Junta Metropolitana do Porto teme que os vencedores do concurso apostem no aeroporto de Lisboa, que dá mais lucro, e deixem atrofiar os outros.

A distrital do PS/Porto criticou também a "falta de transparência" no processo de privatização da ANA Aeroportos e rejeitou qualquer "orientação futura que desvie fluxo de rotas e tráfego" em detrimento do Aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto.

José Luís Carneiro critica ainda a "falta de transparência de todo o processo de privatização da ANA Aeroportos", bem como a "ausência de vontade do governo para ouvir e respeitar as posições publicamente assumidas pela Junta Metropolitana do Porto".
.

Comentários