LEIXÕES: O MAIOR PORTO EXPORTADOR DE CONTENTORES” DO PAÍS

Porto de Leixões atingiu máximo histórico de mercadorias movimentadas em 2012
.
O total de mercadorias movimentadas no Porto de Leixões atingiu o máximo histórico de 16,6 milhões de toneladas em 2012, devido ao aumento das exportações, sendo a infraestrutura “o maior porto exportador de contentores” do país.

Em comunicado, a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) refere um aumento de 1,5% no total de mercadorias movimentadas face a 2011, explicando que este crescimento foi “sustentado pelo aumento no volume das exportações realizadas, que registou um crescimento de 23% face ao ano anterior”.

“Este aumento foi particularmente refletido na carga contentorizada, área onde o Porto de Leixões atingiu também um novo máximo histórico com um total de 633 mil TEU (‘Twenty-foot Equivalent Unit’, a medida standard internacional equivalente a um contentor de 20 pés) movimentados (mais 23% do que em 2011)”, destaca.

Segundo a APDL, Marrocos, Angola, Argélia e Reino Unido destacaram-se entre os mercados de destino que mais contribuíram para este aumento, tendo os principais produtos exportados de Leixões sido ferro/aço, produtos refinados e aromáticos, paralelepípedos, papel e cartão, bebidas e equipamentos e materiais para a construção civil.

Do balanço final do ano passado, a APDDL destaca ainda o aumento de 10% no sector dos granéis agro-alimentares.

@Lusa

Comentários