REGIONALIZAÇÃO: CENTRALISMO DO ESTADO E DEFESA DO PODER DOS MUNICÍPIOS SÃO OS DOIS INIMIGOS

O centralismo do Estado e a "defesa intransigente" do poder dos municípios são alguns dos "inimigos" da regionalização apontados por especialistas que alertam para a importância de garantir a coesão nacional.

"Nós não temos tirado as devidas vantagens dos mecanismos à nossa disposição para tornar o Estado mais eficiente e mais moderno", diz o economista José Reis, da Universidade de Coimbra, que defende que a regionalização é "essencial para a reforma do Estado".

"Hoje em dia, o Estado não tem uma racionalidade territorial. Não temos na administração pública valorizado as instâncias que levem a que, do ponto de vista territorial, as decisões sejam mais eficazes", afirmou.

"Cada ministro pensa o território à sua maneira......as sociedade modernas precisam de ter o Estado bem organizado para responder aos problemas concretos. Um Estado organizado com lógica territorial é um Estado menos burocrático, menos centralista e menos ineficiente", salientou o investigador.

Para o docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e autor da publicação "Por uma cultura do território: Notas sobre o processo de regionalização (1995-1998)", os dois maiores inimigos deste modelo são "o centralismo do Estado e a defesa intransigente do poder dos municípios".

Outra das questões essenciais a ter em conta na regionalização, segundo o economista João Confraria, da Universidade Católica, é a importância de manter a coesão territorial.

"Tem de haver uma definição clara a nível de mecanismos de transferência entre regiões. E depois tem de haver um quadro que não desvalorize os princípios de coesão nacional", defendeu João Confraria.

"Há mecanismos de solidariedade entre regiões e é importante garantir que a coesão nacional não é posta em causa e que continua a haver mecanismos que procuram reforçar a ligação das regiões portuguesas entre si e a competitividade face às regiões espanholas adjacentes e também no contexto europeu", acrescentou o especialista.

Já para José Reis a questão da coesão territorial não se coloca: "Não creio de haja risco de perda de coesão nacional. Portugal é uma sociedade em que as questões da coesão nacional e territorial estão asseguradas. Sou dos que acha a regionalização só pode reforçar coesão territorial".

Quanto à responsabilização financeira de cada uma das regiões, João Confraria defende a necessidade de "uma relação entre o dinheiro que podem gastar e o que podem tributar". "Isto para não se criar a ideia de que a região se constitui para viver à sombra do Orçamento de Estado. É preciso evitar o que acontece actualmente com os municípios e as regiões autónomas, que têm o poder de gastar, mas boa parte da despesa é paga pelo Estado Central".

Outro dos pontos essenciais - disse - é o custo administrativo: "se [o regresso ao tema da regionalização] resulta de uma preocupação face às ineficiências do Estado é importante zelar para que as estruturas que venham a ser criadas sejam mais eficientes do que as que vão substituir ao nível central". "Para transferir poderes para regiões, seja em que matéria for, é preciso garantir que as regiões têm condições de o fazer melhor e mais barato. Ou melhor com os recursos actuais ou melhor e mais barato", alertou.

Já quanto aos custos da regionalização - um dos argumentos esgrimidos quando do referendo de 1998 pelos que estavam contra a regionalização - José Reis é peremptório: Se tudo for bem pensado, "a regionalização até nos pode fazer poupar".

O especialista defende igualmente que as regiões têm de ser responsabilizadas financeiramente, mas não vê necessidade de terem poderes legislativos.
.

Comentários

Anónimo disse…
Fundamentally, alternatіvеly of гegiѕterіng the nuisance in that rеgion, it
registers thе clеar tickling, or tingling belief fгom
thе othеrs waѕ that it proνiԁes, and ѕincе thеn, the securities іnԁustгy for іt has сontіnuеd to oгigіnate.
Αuraωave is onе of the mettle endings in the specіfіс consіstency rеgіon
that is еxρeriencing painfulness іs onе of the ѵirtuаlly аffordаble produсts of it's tolerant.

Feel free to surf to my blog post Http://Aurawavereview.Com
My website - http://aurawavereview.com