UTAD e IPB são segredo para fixar os jovens em Trás-os-Montes

A UTAD e o IPB conseguem manter na região os alunos transmontanos, mas continua a ser muito difícil fixar em Vila Real e Bragança, após o curso, gente de outras paragens e, assim, inverter a tendência de desertificação do interior.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) apresentam taxas de empregabilidade elevadas - 87% e 86%, respetivamente -, mas é preciso criar condições para que os alunos "importados" fiquem em Trás-os-Montes e potenciem o desenvolvimento regional.

"Conseguimos importar alunos de outras regiões, mas depois a cidade não os fixa", lamenta Fontainhas Fernandes, docente da UTAD. Dos estudantes que ficaram a trabalhar em Vila Real após o curso, apenas 8% são de fora, todos os outros são do distrito. "É preciso uma aposta mais forte de quem nos governa para fixar os jovens", acrescenta o docente.

"O tecido empresarial de Trás-os-Montes não é fortemente desenvolvido", diz Luís Pais, vice-presidente do IPB. Ainda assim, a instituição consegue "agarrar" alguns forasteiros. O último inquérito sobre empregabilidade (dados de 2011) aos licenciados da instituição revela que 39% trabalham em Bragança (quando apenas 30% são oriundos do distrito) e que 53% têm emprego em Trás-os-Montes (quando só 53% são daquela zona).

"O que mais me satisfaz "é a capacidade de retenção dos diplomados na região", diz Luís Pais, salvaguardando: "Os resultados são lisonjeiros. O objetivo do IPB é o desenvolvimento regional, mas também não podemos ficar confinados a essa área".

UTAD e IPB têm gabinetes que ajudam os alunos a avançarem com as próprias empresas e fomentam, de forma intensiva, o empreenderorismo entre os estudantes.

"A formação técnica ao nível superior é fundamental para ultrapassar a crise. A qualificação é essencial para o emprego", observa o vice-presidente do IPB.

@ JN

Comentários

Anónimo disse…
This is a really good tip especially to those fresh to the
blogospheге. Brief but very precise information… Appгeciate your sharing
thіs one. A must read aгticle!


my website: payday loans