Norte de Portugal e Galiza: Guia Turístico

EIXO ATLÂNTICO LANÇA GUIA QUE “UNE 2 PAÍSES NUM DESTINO”

O Eixo Atlântico, organização transfronteiriça que liga o Norte de Portugal à Galiza, apresentou esta quarta-feira um guia turístico que pretende “unir 2 países num destino” assinalando a importância do turismo no desenvolvimento económico dos concelhos que integram aquela entidade.

Com o nome “Dois Países, Um Destino”, o guia, apresentado na Câmara Municipal de Braga, está editado em 3 línguas, português, castelhano e inglês, além de estar disponível em versão e-book.

“O que o guia faz é dar uma ideia clara da proximidade e complementaridade entre os concelhos do Eixo”, salientou o presidente da autarquia de Braga, Ricardo Rio, também vice-presidente do Eixo Atlântico.

Segundo o autarca, “o Eixo, enquanto espaço de cooperação territorial, tem como fim promover o desenvolvimento económico da região” e, realçou, “um dos eixos centrais desse desenvolvimento tem que ser o turismo”.

Além da informação sobre cada um dos territórios do Eixo, este Guia “agrega” a informação em eixos “centrais”, segundo apontou o autarca.

“O turismo religioso, onde Braga e Santiago de Compostela assumem um papel de destaque, turismo patrimonial, turismo de água e turismo termal”, enumerou.

“Este guia foi feito de forma articulada entre os territórios para valorizar uma oferta que possa ser apresentada e estimular a própria mobilidade e turismo dentro do próprio Eixo Atlântico”, explicou Rio.

Criado em 1982, o Eixo Atlântico integra os concelhos portugueses de Braga. Viana do Castelo, Chaves, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Penafiel, Vila do Conde, Matosinhos, Porto, Barcelos, Paredes, Peso da Régua e Vila Nova de Gaia.


Da Galiza fazem parte desta organização transfronteiriça Ferro, Corunha, Riveira, Narón, Lugo, Sarria, Monforte de Lemos, Lalín, Santiago de Compostela, Pontevedra, Vilagarcía de Arousa, Carballinho, Barco de Valdeorras, Ourense e Vigo.

Comentários