O TIRIRICA NÃO QUER A REGIONALIZAÇÃO

Os dois maiores partidos querem retomar o debate sobre a regionalização, mas apenas na próxima legislatura.
É pena que o PSD e o PS não percebam a urgência desse debate, num país em que tudo tem de ser decidido a partir de Lisboa e em que o centralismo se paga muito caro, como se vê pelo abandono a que estão votados dois terços do território.
Contra a regionalização utiliza-se como principal argumento o aumento da despesa política, ignorando propositadamente todos os estudos que demonstram a poupança conseguida de cada vez que a utilização dos impostos dos portugueses é decidida localmente. 
Há uma despesa que parece não preocupar os centralistas, aquela que resulta das más decisões tomadas em Lisboa. Essa despesa pode repetir-se, porque enquanto não houver uma verdadeira descentralização, o elevado preço do centralismo nunca será demonstrado. Todos os eventos servem para justificar novos investimentos, mas, a cada dia que passa, é mais difícil viver e circular em Lisboa.
Útil, mesmo útil, era que o debate já estivesse a acontecer e fosse um dos grandes temas da campanha eleitoral, mas na capital não há tempo para as grandes discussões. 
(...)

Comentários