METRO DO PORTO
Tratando-se de uma empresa de transportes públicos, não se esperava que fosse lucrativa. Até porque pratica preços sociais. Mas também não parece saudável que encerre o ano com um prejuízo de 148,6 milhões. Sendo que a principal explicação para este desastre é que de um total de 246 milhões de euros de indemnizações compensatórias [a garantia de que é possível praticar preços sociais] que o Estado está a dever, chegaram apenas 11,6 milhões.
Outro número curioso é o que nos diz que, dos 123,8 milhões de euros investidos durante o ano passado (em obras ou na compra de veículos), apenas 7,4 milhões correspondem a investimento do Estado. O resto só foi possível através do endividamento bancário.
Isto ajuda a perceber porque se chegou um passivo da ordem dos 2,1 mil milhões de euros. É que o dinheiro que o Estado distribui generosamente por tudo o que é obra pública da região de Lisboa escasseia para as províncias. A importância do metro do Porto não passa a fase do discurso político. Quando é preciso distribuir verbas, há sempre uma ponte, aeroporto, auto-estrada ou até linha de metro mais importante para fazer na capital.
|JN|
Comentários
O Metro de Lisboa tem bilhetes mais baratos que o do Porto, percursos muito mais longos e rápidos dentro da cidade, tem gasto muitas centenas de milhões de euros em novas linhas, estações e material circulante.Também recebe grandes ajudas do Governo e tem elevados prejuízos.
Quando será que a maioria das pessoas do Grande Porto e do Norte, neste caso como noutros,abrirá os olhos para esta e outras realidades que, todos os dias, nos discriminam e prejudicam?
E depois ainda passamos a vida a ouvir que Portugal é pequeno, que não há diferenças entre os vários pontos do País e outras tretas para mascarar a realidade.
Cumprimentos